Sport

Gangorra

Em tarde da defesa, rubro-negros ainda penam por busca do equilíbrio tático

postado em 29/07/2012 18:56

Celso Ishigami /Diario de Pernambuco

O problema parece mais complicado do que imaginava-se inicialmente. Na busca pelo equilíbrio tático da equipe, o técnico Vágner Mancini viu uma melhora do desempenho defensivo do Leão no empate por 0 a 0 com o Atlético-GO. O problema é que no confronto com o Dragão - adversário direto na briga contra o rebaixamento - os atacantes do Sport não conseguiram vencer a segunda pior zaga da competição.

Ainda que os goianos tenham chegado à Ilha do Retiro embalado pelo retrospecto de duas vitórias nas últimas três rodadas, o Atlético não conseguia esconder outra marca. Neste mesmo período, o Dragão sofreu nada menos do que nove gols. O problema é que justamente nesta partida, o ataque rubro-negro, que vinha sendo apontado como o melhor setor do time neste Brasileiro, parece ter sofrido um apagão.

Com enormes lacunas entre seus integrantes, o setor ofensivo teve raros lampejos de eficiência, mas durante grande parte do confronto foi completamente inoperante. “Tivemos um sistema defensivo muito seguro. Já o nosso sistema ofensivo não jogou o que vinha jogando nos outros jogos. Sei que os três (Felipe Azevedo, Marquinhos Gabriel e Gilberto) lutaram, mas acho que hoje faltou futebol à nossa equipe”, apontou o técnico Vágner Mancini.

Por outro lado, a defesa realmente mostrou uma evolução. De volta à cabeça de área, o volante Rivaldo teve um grande desempenho (o melhor do jogo, provavelmente) e deve permanecer entre os titulares para o confronto com o São Paulo. A outra mudança foi de ordem tática. Tobi, que também vinha jogando na proteção da zaga, recuou várias vezes durante a partida, formando uma linha de três defensores, ao lado de Ailson e Diego Ivo. Este último, teve uma boa estreia, entrando na vaga de Bruno Aguiar - lesionado - ainda no primeiro tempo.