Sport

Rendimento

Sport e Náutico instáveis contra rivais diretos na fuga da zona de rebaixamento

Equipes tiveram desempenhos modestos e já começam a sentir pressão pelos tropeços

postado em 30/07/2012 08:58 / atualizado em 30/07/2012 09:33

Maurício Penedo

O chamado “confronto direto” é sempre visto como decisivo no Campeonato Brasileiro. Não deixar que seu adversário pontue, ao mesmo tempo que você abre vantagem sobre ele na tabela, traz tranquilidade e é crucial para qualquer equipe na competição, seja qual for seu objetivo: título, competições internacionais ou escapar do rebaixamento.

Sport e Náutico, apesar da constante semelhança na pontuação tiveram, nas últimas dez rodadas, comportamento diferente contra times da “segunda página” da tabela: do 10º colocado até a zona de rebaixamento. Nestes últimos dez jogos, o Sport enfrentou seis times nesta condição, enquanto o Náutico o fez cinco vezes. Os rubro-negros conquistaram 11 dos 18 pontos, tendo 61% de aproveitamento, e os alvirrubros conseguiram seis dos quinze em disputa, totalizando 40%. Ressalte-se o empate rubro-negro contra o Atlético-GO e a derrota do Náutico para o Coritiba.

Nas próximas cinco rodadas, a trajetória de leoninos e alvirrubros também será diferente. O Sport terá apenas um confronto contra times da segunda página: o Figueirense. Os outros serão “pedreiras”: São Paulo, Vasco, Botafogo e Fluminense. O Náutico terá três jogos, contra Santos, Flamengo e Bahia. A receita para sair da zona da degola é clara: parar de ser tão estável em um defeito: não conseguir estabilidade.

Rendimento de Sport e Náutico nas últimas dez rodadas contra times a partir da 10ª posição.

Sport:

Atlético-GO (13ª rodada): empate
Ponte Preta (12ª rodada): empate
Portuguesa (9ª rodada): vitória
Coritiba (7ª rodada): vitória
Bahia (5ª rodada): derrota
Palmeiras (3ª rodada): vitória

Náutico:

Portuguesa (13ª rodada): derrota
Coritiba (12ª rodada): derrota
Palmeiras (11ª rodada): derrota
Ponte Preta (10ª rodada): vitória
Atlético-GO (8ª rodada): vitória