Sport

Trabalho

Mancini comanda treino para aprimorar finalização do elenco rubro-negro

postado em 01/08/2012 12:25 / atualizado em 01/08/2012 12:42

Celso Ishigami /Diario de Pernambuco

Tentando aproveitar ao máximo o período extendido de treinamentos, Vágner Mancini comandou um treino técnico na Ilha do Retiro. Numa atividade bastante puxada, o comandante leonino viu o grupo alcançar um péssimo rendimento num trabalho de finalização. O comandante leonino, porém, ressaltou que o foco estava mais voltado para a intensidade do trabalho do que o próprio aproveitamento.

Utilizando metade do campo (com uma barra móvel posicionada no círculo central), Mancini reuniu o elenco na intermediária. Partindo em velocidade, a instrução era que um jogador conduzisse a bola até a linha de fundo e cruzasse para um dos dois atletas posicionados na área. Em seguida, o mesmo grupo repetia a movimentação na outra barra. No rodízio, os grupos iam sendo misturados. Assim, todos tiveram oportunidade de cruzar e finalizar.

Das 241 tentativas contabilizadas pela reportagem, somente 37 terminaram em gol. Das finalizações corretas, apenas 9 foram através de cabeçadas. Um aproveitamento de apenas 15,3%. Rendimento que foi minimizado pelo treinador. "Na verdade, o foco do treinamento era a intensiadade. Eu estava exigindo muito mais o ritmo dos jogadores nas sequências de investidas", justificou Mancini. "Se eu fizesse outro tipo de treinamento, mais focado no aproveitamento das finalizações, vocês veriam um índice de acerto de pelo menos 85%", acrescentou.