Sport

Instabilidade

O Leão e a gangorra da classificação na Série A

A depender de sua partida e da rodada, o Sport pode ir da 9ª à 16ª posição

postado em 02/08/2012 08:51

Maurício Penedo

A parte de baixo da tabela do Campeonato Brasileiro vem sendo marcada pelo equilíbrio. A distância do último colocado (Figueirense) para o nono (Corinthians) é de apenas oito pontos. Uma vitória pode trazer tranquilidade, assim como uma derrota pode instaurar uma crise grave.

O Sport é um exemplo disso. Com 14 pontos conquistados, ocupando atualmente a 13ª colocação, o Leão está no “limbo”. Se vencerem o São Paulo no domingo, no Morumbi, e for ajudado pela combinação de resultados, os rubro-negros poderão terminar a rodada na nona colocação. Em teoria, na de acesso à Copa Sul-Americana (os critérios de classificação ainda não foram definidos pela CBF).

Se seguir o “jejum” e cair diante do tricolor paulista, a situação se inverte. Se for prejudico por outros resultados, o Leão pode ficar “na porta” da zona de rebaixamento, na 16ª posição. Ou seja, um intervalo de sete posições, a depender do desempenho do Sport e das demais equipes da parte inferior da tabela.

Essa instabilidade traduz aquilo que nenhum rubro-negro gosta de constatar: se existia alguma “gordura”, o Leão a está queimando muito antes do que queria. O confronto contra o São Paulo, onde os leoninos nunca sequer marcaram um ponto, é mais um momento decisivo na gangorra rubro-negra.