Sport

Coletivo

Mancini comanda coletivo buscando corrigir falhas defensivas

Treinador rubro-negro praticamente repetiu a escalação da última partida, mas com o retorno de Rivaldo na cabeça de área

postado em 07/08/2012 11:13

Celso Ishigami /Diario de Pernambuco

Pressionado pela necessidade de montar uma equipe competitiva para a difícil missão de vencer o Vasco da Gama, o técnico Vágner Mancini comandou um coletivo na manhã desta terça-feira, na Ilha do Retiro. Mesmo diante das recorrentes falhas de seu sistema defensivo, Mancini praticamente repetiu a escalação inicial da derrota para o São Paulo. A única novidade foi o retorno do volante Rivaldo, que cumpriu suspensão automática e retorna à cabeça de área leonina.

Tentando corrigir as insistentes falhas de posicionamento e cobertura da equipe, o treinador parou a movimentação em várias oportunidades. Em alguns momentos, passou instruções coletivas, em outros, individuais. Mostrando confiança no esquema que vem utilizando, o técnico manteve a formação no 4-5-1, mas testou também variações para o 3-5-2 para os casos em que o time esteja sendo pressionado. Neste caso, o volante Tobi recua para jogar na sobra, entre Aílson e Diego Ivo.

A expectativa é de que o retorno de Rivaldo garanta um crescimento do poder de marcação da equipe. Afinal de contas, seu substituto no jogo com o São Paulo, o meia Willians, teve um péssimo desempenho. Vale ressaltar entretanto, que em alguns momentos Willians precisou desempenhar a função de segundo volante, função que não costuma realizar.

A equipe titular do coletivo foi formada por Magrão; Moacir, Aílson, Diego Ivo e Reinaldo; Tobi, Rithely, Rivaldo, Felipe Azevedo e Marquinhos Gabriel; Gilberto.