Sport

Bombonilha

Mancini: "Ainda não temos um time maduro para usar a Ilha ao nosso favor"

postado em 07/08/2012 16:12

Celso Ishigami /Diario de Pernambuco

A pulsante euforia da torcida rubro-negra durante as campanhas da Copa do Brasil (2008) e da Libertadores (2009) rendeu à Ilha do Retiro o apelido de “Bombonilha” - em referência ao campo de jogo do Boca Juniors. A contribuição das arquibancadas no rendimento dos jogadores, entretanto, não é recente. O Adelmar da Costa Carvalho há muito é temido pelos adversários do Sport. Todavia, neste Brasileirão, o desempenho do Leão em seus domínios não faz juz à fama do estádio. Em sete partidas, foram três empates, duas derrotas e apenas duas vitórias. Um rendimento de apenas 42,8%.

Ainda sem encontrar um padrão de jogo, os rubro-negros empataram com o Flamengo, o Corinthians e o Atlético-GO, perderam do Internacional e do Atlético-MG e venceram o Palmeiras e a Portuguesa. Pouco para um time que está iniciando um projeto de uma permanência mais longa na elite do futebol nacional. Vale destacar, porém, que no vitorioso período daquela Copa do Brasil, o Sport já vinha no segundo ano de Brasileirão, enquanto a equipe de Mancini ainda está em construção.

Além disso, o treinador apresentou uma explicação curiosa para a queda de rendimento do Sport na Ilha do Retiro. De acordo com o técnico, a mudança do gramado pode estar favorecendo os adversários. “Desde que trocou o gramado, a Ilha perdeu muito de sua característica. Permitiu que as outras equipes jogassem um futebol mais parecido com o restante do Brasil”, pontuou. “Veja o que acontece nos Aflitos, por exemplo. Lá, como o gramado é muito mais pesado do que nos outros estádios do país, o Náutico acaba levando uma vantagem importante”, justificou.

Mancini, porém, reconhece que o desempenho caseiro de seu time precisa melhorar. “Mas é claro que o campo é o mesmo para a gente e para os nossos adversários e não dá pra usar essa desculpa como a única causa desse rendimento”, destacou. “A torcida do Sport é uma torcida muito passional e acho que nosso time ainda não está madura o suficiente para usar a Ilha do Retiro ao nosso favor. Quando isso acontecer, a evolução será muito clara”, finalizou.