Sport

Série A

De volta à Ilha, Juninho Pernambucano nunca conseguiu vencer o Sport

Atleta revelado pelo clube é uma das armas do Vasco no jogo desta quarta

postado em 08/08/2012 07:54 / atualizado em 08/08/2012 09:30

Celso Ishigami /Diario de Pernambuco

Arquivo/Diario de Pernambuco
Num momento crucial para a campanha do time no Brasileiro, o Sport reencontra um dos maiores jogadores forjados na base leonina. Pressionados pelos maus desempenhos e a aproximação da zona de rebaixamento, os rubro-negros encaram o Vasco de Juninho Pernambucano, em partida que começará às 19h30, na Ilha do Retiro.

Negociado com o Vasco em 1995 por US$ 1,55 milhão, Juninho representa a quarta maior venda da história do futebol pernambucano. Desde então, enfrentou o clube que o revelou em quatro oportunidades. O retrospecto é bem favorável ao Leão: Sport 1 x 0 Vasco (1995), Vasco 1 x 2 Sport (1996), Sport 0 x 0 Vasco (1999) e Vasco 0 x 2 Sport (2000). Vale destacar que o único gol da equipe carioca nesta relação foi marcado justamente pelo meio-campista.

Mas Juninho está longe de ser uma unanimidade entre a torcida rubro-negra. As negativas do atleta em voltar a vestir a camisa do Sport causaram um estremecimento na relação. Não há como adiantar qual será a reação dos torcedores por ocasião do reencontro. Alguns juram que vaiarão o meia, enquanto outros defendem que ele é digno de aplausos. A maioria, porém, acha que ele deve ser tratado com indiferença.

Certo mesmo é que independentemente da relação entre a torcida e o meia vascaíno, os rubro-negros terão uma tarefa dificílima pela frente. Em jejum há duas rodadas, o ataque leonino terá a missão de vencer a zaga vascaína, invicta há seis partidas. A estratégia traçada pelo técnico Vágner Mancini é de uma forte marcação e de contra-ataques velozes. Resta saber se, desta vez, a prática refletirá a teoria.

Abandonando a tática do mistério, Mancini adiantou que a única alteração em relação à escalação inicial do confronto com o São Paulo será o retorno de Rivaldo à cabeça de área. Depois de cumprir suspensão automática, ele volta na vaga que fora ocupada por Willians.