Sport

Temporada 2013

Operação tapa-buraco no Sport

Diretoria rubro-negra prioriza reforços para o sistema defensivo, que apresentou falhas no ano passado

postado em 11/01/2013 09:07 / atualizado em 11/01/2013 09:14

Ricardo Fernandes/DP/D.A Press
O Sport terminou a Série A do Campeonato Brasileiro rebaixado e com uma série de interrogações no sistema defensivo. A dupla de zaga da equipe trocou de cara por diversas vezes durante a competição. Edcarlos, Ailson, Diego Ivo e Bruno Aguiar se alternavam constantemente na retaguarda leonina, e poucas vezes agradaram. Ao miolo de zaga falho, juntou-se o fantasma de Hamilton. Afastado do grupo, o volante deixou em campo a posição de primeiro volante vaga. Foi preciso deslocar Tobi para o setor. Tantas mudanças e ajustes resultaram em uma inevitável reformulação na temporada 2013.

O cuidado especial com a defesa se reflete na quantidade de reforços. Dos sete anunciados pelo Sport até o momento, cinco são voltados para a marcação. “Nós perdemos alguns zagueiros neste ano. Saíram Edcarlos e Diego Ivo, por exemplo, e nós temos que repor. Acredito que fizemos boas escolhas. Na posição de volante também tivemos problemas na Série A com a saída de Hamilton e o empréstimo de Diogo (Oliveira), que acabou voltando. Fizemos as contratações para preencher esses espaços”, disse o diretor de futebol Aluísio Maluf.

Além de Maurício, que se integrou ontem ao grupo que está fazendo a pré-temporada em Maceió, a diretoria também trouxe Mateus e Gabriel para aumentar a oferta de zagueiros. Os dois últimos, por sinal, foram acionados no time titular do coletivo realizado na tarde ontem.

O elenco também conta com a juventude de Oswaldo, que é uma das apostas do clube para despontar. Vale lembrar que Ailson e Bruno Aguiar também seguiram no elenco, ainda que contestados pela torcida. Para eles, 2013 chega com o desafio da recuperação.

Esse também é o mesmo objetivo do volante Rodriguinho. Em 2006, o atleta passou pela Ilha do Retiro e não convenceu. Outro que também chega para o setor é Fábio Bahia. Homem de confiança de Vadão, o jogador é apontado como o novo “cão de guarda” do Sport.

Juntos, os novos reforços do sistema defensivo do Sport se encaixam no perfil que a diretoria busca para a disputa da Série B do Campeonato Brasileiro. Jogadores com boa estatura e porte físico para aguentar o jogo de mais contato da competição.