Sport

Amistsoso

Zaga leonina sem refresco

Bastou um amistoso para a zaga rubro-negra mostrar que continua sendo o "calo" do time

postado em 14/01/2013 09:12 / atualizado em 14/01/2013 08:56

(BRUNA MONTEIRO ESP.DP/D.A PRESS)
Souza ajeita a bola e parte para a cobrança de falta. Na sequência, falha da defesa do Leão. Os zagueiros “batem cabeça” e Araújo, de frente para a meta, decreta o rebaixamento do rival. Muda o ano. Muda o jogo. Rico avança e cruza na cabeça de Vágner. Reinaldo não sai do chão e o lateral direito do São Luiz acerta o gol de Magrão. Novo vacilo. O primeiro tento sofrido pelo Rubro-negro em 2013 carrega semelhanças com o último sofrido em 2012. A marcação errou. Consequentemente, o técnico Vadão não gostou. E, assim, os leoninos começam mais uma temporada ainda com a missão de ajustar o sistema defensivo.

“O que eu vi de negativo foi a marcação, principalmente na primeira parte”, disse Vadão, referindo-se ao amistoso contra o São Luiz-AL, realizado no último sábado, em Maceió. Assim, o comandante deixou em aberto a possibilidade de realizar modificações na equipe titular. Algumas delas podem acontecer amanhã, quando o time enfrenta o Boca Juniors, de Sergipe, no último amistoso antes da estreia no Nordestão. “Vamos continuar testando os jogadores até encontrarmos a formação ideal da equipe”, acrescentou o treinador.

Mateus e Gabriel foram os jogadores eleitos por Vadão para formar a dupla de zaga nos trabalhos com bola e iniciar o primeiro amistoso da equipe no ano. O segundo, contudo, é o único que parece ter vaga garantida. Por sinal, foi ele que marcou o gol de empate que encaminhou a vitória de virada do Sport por 2 a 1 contra o São Luiz.

No elenco montado para a temporada 2013, na realidade, a diretoria do Sport iniciou uma espécie de “operação tapa buraco”. Como o sistema defensivo foi bastante criticado no rebaixamento da equipe à Série B do Brasileiro, os cartolas fizeram uma reformulação no setor. Deixaram o clube os zagueiros Diego Ivo e Edcarlos. Permaneceram apenas Bruno Aguiar e Ailson, que teve o contrato renovado, apesar da insatisfação de parte da torcida.

Além disso, o cuidado em acertar a marcação também ficou exposto com a contratação de Fábio Bahia. O atleta veio para ocupar o posto de primeiro volante e, no primeiro teste do ano, colocou Tobi no banco de reservas. Outra opção para o setor também passou a ser Diogo Oliveira, que, após ser emprestado ao Figueirense, retornou para ao Leão.