Sport

Cálculos para a Série A

Martelotte não faz contas para o acesso, mas não acredita em pontuação alta

Técnico evita calcular margem de pontos para a classificação, mas não crê em repetição do fenômeno do ano passado, quando o Vitória ficou com a última vaga com 71 pontos

postado em 14/08/2013 17:15 / atualizado em 14/08/2013 18:05

João de Andrade Neto /Esportes

Julio Jacobina/DA/D.A Press
Apesar de restarem apenas quatro rodadas para o término dos jogos de ida da Série B, o técnico do Sport, Marcelo Martelotte afirmou que ainda não faz conta de quantos pontos será necessário para que uma equipe consiga o acesso. No entanto, o comandante rubro-negro acredita que o fenômeno do ano passado não se repitirá, quando o Vitória foi o último classificado, com 71 pontos. Margem considerada alta.

"Não gosto de fazer essas contas. Mas não acredito que o que aconteceu no ano passado se repetirá, quando cinco equipes polarizaram a disputa e elevou a pontuação para subir. Esse ano, Palmeiras e Chapecoense se desgarraram e outros seis equipes estão brigando pelas duas vagas restantes. Pelo menos, esse é o cenário de momento", analisou Martelotte. Realmente, a alta pontuação do G4 do ano passado foi uma exceção nas disputas da Série B por pontos corridos.

Em 2011, o Sport ficou com a quarta vaga com 61 pontos. No ano anterior, o América-MG precisou de 63 pontos para garantir a última vaga.

Até hoje, nas seis edições da competição nesse formato, o time que conseguiu o acesso com a menor pontuação foi, curiosamente, também o Vitória, que em 2007, somou 59 pontos. Naquele ano, o Fortaleza ficou fora do G4, na 5º posição, com 56.