Sport

Atacante

Números mostram que Sport depende do desempenho de Marcos Aurélio

Gols marcados pelo atacante garantiram a presença do Sport no G4 da Série B

postado em 15/08/2013 09:20 / atualizado em 15/08/2013 18:49

João de Andrade Neto /Esportes

Paulo Paiva/DP/D.A Press
O técnico Marcelo Martelotte evita confirmar. O próprio jogador diz que não. Mas os números mostram o quanto o Sport vem sendo dependente dos gols do atacante Marcos Aurélio na Série B. Para se ter uma ideia, nas últimas quatro rodadas, o jogador (que não atuou na derrota por 2 a 1 para o São Caetano) marcou cinco dos oito tentos da equipe. No geral, são 11 gols marcados, o que representa 39% de todos os anotados pelo time na competição. Alguns, responsáveis diretos por sete pontos conquistados pelo rubro-negro. Sem eles, o Sport somaria apenas 20 e estaria na 11ª posição na classificação. Hoje é o terceiro.

Além dos dois gols marcados na vitória sobre o Ceará, na última terça-feira, Marcos Aurélio também foi decisivo no triunfo fora de casa sobre o ASA, por 4 a 2, quando, em três minutos, fez o gol de empate e o da virada. Além disso, fez o segundo tento na vitória por 3 a 2 sobre o Joinville, também fora de casa.

Números que dão confiança ao atacante. De acordo com dados do Footstats, empresa de estatísticas especializada em futebol, Marcos Aurélio é o atleta que mais finaliza certo em toda a Série B, com 31 arremates. Dois a mais que Bruno Rangel, da Chapecoense, artilheiro da Série B, com 15 gols. O segundo jogador com mais finalizações certas no Sport na Série B é o meia Lucas Lima, com 13.

O outro lado
Se tudo vem dando certo para Marcos Aurélio, o inverso vem atormentando o seu companheiro de ataque. Contra o Ceará, Felipe Azevedo chegou ao 11º jogo sem balançar as redes. Mas, além da seca de gols, outros números ajudam a entender a má fase vivida pelo atacante. Em toda Série B, foram apenas sete finalizações certas, contra 24 erradas. Mesmo assim, o jogador segue com a confiança do técnico. “A cobrança pelo gol existe, mas pelo empenho que ele vem mostrando nas partidas esse dia vai chegar”, lembrou Martelotte.

Os 11 gols de Marcos Aurélio
5 em cobranças de falta
4 com a bola rolando
2 em cobrança de pênalti 

 

Os 7 pontos na conta do atacante

+ 3 pontos
Sport 2 x 1 Ceará
Marcos Aurélio marcou os dois gols da vitória, ambos de bola parada.

+ 2 pontos
ASA 2 x 4 Sport
O Sport perdia por 2 a 1 e Marcos Aurélio fez dois gols, o do empate e o da virada.

+ 2 pontos
Joinville 2 x 3 Sport
Marcos Aurélio marcou o segundo gol da vitória rubro-negra.

+ Os outros 6 gols do camisa 10
Sport               1 x 2 Chapecoense (1 gol)
Sport               2 x 0 Avaí (1 gol)
América           2 x 4 Sport (1 gol)
Guaratinguetá  1 x 4 Sport (dois gols)
Icasa               2 x 1 Sport (um gol)