Sport

Pelo tri!

Com Ilha do Retiro fervendo, Sport vence Ceará e sai na frente na final do Nordestão

Neto Baiano voltou a ser decisivo para o Leão, que agora poderá perder por um gol de diferença no jogo da volta, que sairá campeão

postado em 02/04/2014 23:50 / atualizado em 03/04/2014 00:51

Daniel Leal /Diario de Pernambuco

Paulo Paiva/DP/D.A Press
Na noite em que o Sport foi Sport, o resto pouco importava. Mas teve mais: a torcida foi “A” torcida do Sport. Os jogadores com sangue nos olhos. De fato, o espírito rubro-negro estava presente na Ilha do Retiro. E como estava! Todo mundo sentia. O Ceará sentiu. Neto Baiano não somente sentiu, encarnou. Era a personificação do Leão, da raça, sinônimo de gol. Do grito de “Cazá, cazá!”, a pressão. À transformação em “Bombonilha”, como há muito não se via. Exatamente como há seis anos, na Copa do Brasil. Não tinha como ser diferente: nem o futebol oscilante, por vezes fraco, tirou a vitória do Sport, que venceu o Vozão na primeira partida da decisão da Copa do Nordeste por 2 a 0, com gols de Neto Baiano e Danilo.

Com uma mão na taça e no tricampeonato do Nordestão (já conquistou a competição em 1994 e 2000), o Sport fará o jogo da volta contra o Ceará, na próxima quarta-feira, na Arena Castelão, em Fortaleza, com a vantagem de perder por até um gol de diferença para sair com oo título. Antes, o Leão agora voltará as atenções temporariamente para o Campeonato Pernambucano. No próximo domingo, fará a primeira partida das semifinais, contra o Santa Cruz, no Arruda.

Paulo Paiva/DP/D.A Press
Leões em campo
Se a técnico e a qualidade, encontravam-se em segundo plano em vários momentos da partida, a raça estava presente para suprir qualquer defeito. O fato é que o Sport jogou no grito da torcida. Era como uma nota musical: o torcedor cantava, o time corria, matava-se em campo por cada bola. Não havia jogada perdida. De volta ao time, após lesão, Ananias era um dos símbolos desse Leão em campo. Do que as arquibancadas pediam. Raça, velocidade e o essencial: passe perfeito para o gol de Neto Baiano aos dez minutos do primeiro tempo.

Em um jogo de marcação dura, o Ceará sabia se defender, mas também sem perder o ímpeto ofensivo. Nesse momento, Magrão fez milagres. Evitou o gol cearense pelo menos em três momentos. Seguros, Durval e Ferron pouco permitiram espaço. Agigantaram-se. Não em vão, mesmo sofrendo pressão em boa parte do segundo tempo, parou-se o melhor ataque da competição. Ali estava a melhor defesa da Copa do Nordeste.

Blog: confira análise da vitória leonina

O alívio rubro-negro só veio aos 34 mintuos do segundo tempo, quando João Marcos tomou o segundo amarelo e foi expulso. Nesse momento, já com Rithely na vaga de Érico Júnior, o Leão avançou a marcação. Chegou perto de ampliar o marcador por duas vezes, com Neto Baiano e Danilo. Quando o placar mínimo já parecia goleada em decisão, eis que Patric achou Danilo dentro da área aos 40 minutos do segundo tempo. O atleta empurrou para as redes. A torcida soltou o grito da tensão em um misto de alívio e missão cumprida. E, claro, vibrou ao apito final como se já tivera conquistado o título.

Ficha do jogo

Sport 2

Magrão; Patric, Ferron, Durval e Renê; Rodrigo Mancha, Ewerton Páscoa e Aílton (Rithely - aos 27’ do 2ºT); Érico Júnior (Danilo - aos 23’ do 2ºT), Ananias (Sandrinho - aos 37’ do 2ºT), Neto Baiano.
Técnico: Eduardo Baptista

Ceará 0
Luís Carlos; Samuel Xavier, Sandro (Gabriel Santos - aos 29’ do 2ºT), Anderson Xavier e Vicente; João Marcos, Rogerinho, Ricardinho e Souza (Michel - aos 36’ do 2ºT); Bill e Magno Alves (Assisinho - aos 24’ do 2ºT).
Técnico: Sérgio Soares

Local: Estádio Ilha do Retiro. Árbitro: Cláudio Francisco Lima (SE). Assistentes: Carlos Jorge Titara (AL) e Luis Carlos Camara (RN). Gols: Sport - Neto Baiano (aos 10’ do 1ºT) e Danilo (aos 40’ do 2ºT). Cartão vemelho: João Marcos (34’ do 2ºT). Cartões amarelos: Sport - Renê (aos 42’ do 1ºT), Ferron (aos 44’ do 1ºT) e Danilo (aos 40’ do 2ºT);Ceará - Bill (aos 34’ do 1ºT), João Marcos (aos 38’ do 1ºT e aos 34’ do 2ºT). Público: 27.519. Renda: R$ 406.325,00.