Sport

COPA DO BRASIL

Sem priorizar torneio, Sport encara Paysandu de olho apenas na premiação de R$ 430 mil

Equipe rubro-negra já declarou que prefere a Sul-Americana no lugar do torneio

postado em 24/07/2014 08:36

Daniel Leal /Diario de Pernambuco

Edvaldo Rodrigues/DP/D.A Press
O Sport não deveria estar em campo às 19h30 de hoje, para enfrentar o Paysandu, na Ilha do Retiro. Pelo menos, não com força máxima. Não estava nos planos do técnico Eduardo Baptista. Mas lá estarão o treinador e os principais atletas do time tentando a classificação à terceira fase da Copa do Brasil. Precisarão jogar basicamente por uma simples falta de planejamento. Afinal, somente nesta semana, às vésperas da partida, a diretoria do clube comunicou ao treinador que gostaria de avançar mais uma fase no torneio.

A decisão de passar de fase – tomada de última hora – é no mínimo contraditória. Quando o Leão foi a Belém-PA, em 15 de maio, ainda pelo jogo de ida, o clube enviou uma equipe exclusivamente de atletas reservas. Era algo tão secundário, que sequer o Eduardo Baptista foi comandar o time. Na área técnica, o assistente Pedro Gama. O Sport perdeu por 2 a 1. O clube, de fato, não pretendia avançar de fase. Tudo pelo "projeto Copa Sul-Americana".

O Sport não iria arriscar perder a chance de ir a uma competição internacional. É a regra desde 2013. Se o time passar da terceira fase da Copa do Brasil automaticamente perderá a vaga na Sul-Americana. Eduardo Baptista não dispensa essa disputa.

A explicação
“O jogo do Paysandu é importante pelo recurso financeiro”, ressaltou esta semana o vice-presidente de futebol do Sport, Arnaldo Barros. Essa é a única explicação plausível para que, de uma hora para outra, o clube tenha mudado de ideia. Passando de fase, o Leão receberá como premiação da CBF R$ 430 mil. Apesar do esforço para seguir na Copa do Brasil, desde já está definido: caso consiga a classificação, o Leão não passará da fase seguinte.

O time
O Sport não irá com força máxima na partida de hoje. O técnico Eduardo Baptista resolveu poupar o zagueiro Durval e o volante Wendel. Além deles, o meia Zé Mario também não joga, pois já disputou a competição vestindo a camisa do Náutico. De acordo com o departamento médico rubro-negro, Durval e Wendel não preocupam em nada para o jogo de domingo, contra o Atlético-MG, na Ilha do Retiro, pela Série A.

Adversário
O técnico Vica, ex-Santa Cruz, tem algumas dúvidas para armar sua equipe. A principal delas é o posicionamento de Yago Pikachu, que vinha atuando no meio-campo e pode retornar para a lateral direita. Caso ele continue na meia, o time deve jogar com dois volantes, que devem ser Augusto Recife e Zé Antônio, enquanto Éverton Silva ocupa a ala. O ataque também está indefinido, pois os titulares Gabriel Barcos e Jefferson Maranhense já atuaram no torneio por outros clubes.

Diario de Pernambuco