Sport

SPORT

Cumprindo tabela, Sport enfrenta o Criciúma em Santa Catarina buscando sua melhor campanha

Na era dos pontos corridos, Leão nunca terminou Série A entre os dez melhores

postado em 29/11/2014 00:10 / atualizado em 28/11/2014 18:30

Daniel Leal /Diario de Pernambuco

Ricardo Fernandes/DP/D.A Press
O Sport já entrou em campo 67 vezes nesta temporada 2014. Em nenhuma delas, esteve tão sem compromisso, tão leve como hoje. Livre do rebaixamento, contra um adversário já rebaixado à Série B e jogando longe do Recife, resta como motivação ratificar a iminente classificação à Copa Sul-Americana pelo terceiro ano consecutivo. Além disso, desde que o Brasileirão ganhou o formato de pontos corridos (2003), Leão jamais terminou a disputa entre os dez primeiros. O Sport enfrenta o Criciúma, às 18h30 (horário do Recife), no estádio Heriberto Hulse, em Santa Catarina.

Em toda a temporada, a equipe rubro-negra viveu momentos de decisão. Foi assim, na Copa do Nordeste. Após ficar os quatro jogos iniciais sem vencer, o técnico Eduardo Baptista assumiu o time e teve pelo frente oito jogos. Todos decisivos, até chegar ao título. Situação semelhante a vivida no Estadual, onde já entrou no hexagonal final na obrigação de vitórias, seguindo assim nas semifinais e finais, até a taça. Veio ainda o mata-mata na Copa Sul-Americana – o time foi eliminado logo na primeira fase para o Vitória.

Talvez, nem mesmo na desprezada Copa do Brasil o Sport entrou tão sem pretensões como hoje. Na ocasião, o Leão foi eliminado pelo Paysandu – oficialmente, ninguém nunca admitiu que não quis ganhar. Vale lembrar que só sendo eliminado do torneio, o clube iria a Sul-Americana. Com a permanência na Série A assegurada há duas rodadas, o Sport agora busca motivações secundárias.

Metas
Atualmente em 10º lugar, com 48 pontos, o time conta com mais uma vitória para praticamente sacramentar a classificação à Sul-Americana. “Estamos perto (da vaga). Precisamos de pelo menos uma vitória e é isso que vamos buscar. Seria importante, o Sport já participou ano passado e é bom jogar três anos seguidos uma competição internacional”, afirmou Eduardo Baptista, que quer manter a invencibilidade atual de cinco jogos do time.

Outro ponto que o Leão ainda busca é um recorde particular: superar a melhor campanha do clube com o Brasileiro no formato atual. A melhor campanha veio em 2008, quando o Sport terminou em 11º lugar, com 52 pontos. Sport vencendo o Criciúma e o São Paulo, na última rodada, a equipe atual conseguiria superar a marca.

Time
Somente pela ausência de um jogador, o Sport não irá para o quarto jogo consecutivo com a mesma formação. O técnico Eduardo Baptista, porém, mexerá o mínimo na equipe. Sem o meio-campista Danilo, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, volante Wendel será o substituto. O restante do time é o mesmo que engrenou uma importante sequência de cinco jogos sem perder na competição. A dupla de ataque mais jovem do Brasileirão também segue firme, com Joelinton, 18 anos, e Mike, 21. Ambos marcaram gols na última rodada.

Adversário
Rebaixado à Série A, o lanterna Criciúma realizou recentemente uma “vassourada” no elenco. Dentre os jogadores que deixaram o clube estava o experiente meia (ex-Sport) Paulo Baier. Contra o Leão, o técnico interino Luizinho Vieira utilizará uma base formada por atletas das divisões de base. Já foi assim na última rodada, quando o Tigre empatou com o Flamengo. “Para mim e para os jogadores da base que estão recebendo a oportunidade, pode ter certeza, não tem rebaixamento e nem nada. Estamos preocupados e focados em mostrar nosso trabalho e aproveitarmos as chances”, disse o jovem goleiro Edson.

FICHA TÉCNICA

CRICIÚMA
Edson; Rafael Pereira, Iago, Fábio Ferreira e Giovanni; Barreto, João Vitor, Dodi e Cleber Santana; Lucca e Roger.
Técnico: Luizinho Vieira (interino).

SPORT
Magrão; Patric, Durval, Ewerton Páscoa e Renê; Rodrigo Mancha, Rithely, Wendel, Diego Souza e Mike; Joelinton.
Técnico: Eduardo Baptista.

Local: Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata. Horário: 18h30 (do Recife). Árbitro: Wagner Reway (MT). Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis (SP) e Eduardo Gonçalves da Cruz (MS).