Sport

TORNEIO INTERNACIONAL

Pernambuco pode entrar na rota de torneios internacionais e receber Boca e River

A realização deste evento já tem data pré-definida e deve acontecer dentro de um ano

postado em 26/01/2015 22:58 / atualizado em 27/01/2015 09:20

André Clemente/Diario de Pernambuco

Ed Wanderley/DP/D.A Press
A ideia de Pernambuco receber um torneio internacional envolvendo dois clubes argentinos e dois clubes pernambucanos já tem período pré-definido: entre 13 e 17 de janeiro de 2016. A ação do governo, a partir de agora, busca fazer com que o estado tenha custo zero para realizar o evento, unindo investimentos privados de patrocínio e marketing e publicidade. O período também é positivo para a Federação Pernambucana de Futebol e para a Arena Pernambuco, essa última que será o palco para o quadrangular. Em visita à diretoria do Boca Juniors, em Buenos Aires, nesta segunda-feira (26), o secretário de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, Felipe Carreras, destacou que o clube afirmou estar disponível nos dias previstos, mas apresentou condições para participar. Mais quatro clubes estão na agenda do secretário e do presidente da Empetur, Luis Eduardo Antunes, que são River Plate, Rosário, Racing e San Lorenzo.

“Os clubes argentinos cobram, por jogo, um cachê para participar de torneios esportivos no formato que estamos apresentando e planejando. Vamos avaliar os valores, ver o custo-benefício e contratar os clubes para irem jogar na Arena Pernambuco. Até porque o clube pode jogar um jogo apenas, o custa um valor. Se for para a final, é outro valor. E vamos fechar o contrato para que seja”, explicou. Os valores cobrados pelos clubes não foram revelados. O campeonato será em semifinais, sendo cada time argentino enfrentando um clube pernambucano. O critério dos clubes argentinos é a negociação. De Pernambuco, participarão os melhores posicionados no campeonato pernambucano.

LEIA MAIS NO BLOG DE ESPORTES SOBRE O INTERESSE NO TORNEIO

As visitas aos clubes argentinos estão na programação da comitiva pernambucana que embarcou no primeiro voo Recife-Buenos Aires sem escalas, no último sábado (24). A ideia é mobilizar o trade turístico e incluir esportes para que os dois destinos sejam movimentados e façam o voo ser sustentável. ”A torcida argentina é apaixonada por futebol e vai atrás do time. Seria um fluxo enorme de pessoas que iriam ao estado para acompanhar os clubes e ainda conhecer ou voltar ao destino Recife. E todos ganham com isso”, pontuou Carreras.

De acordo com o presidente da Empetur, Luis Eduardo Antunes, que também participou da reunião com os clubes, os negócios dos times argentinos são bastante lucrativos nesse sentido. ”Foi criado um “produto” que é vender um jogo entre os dois maiores clubes da Argentina: Boca Juniors e River Plate. É comercializado como o maior clássico de futebol do mundo. E isso pode rebater nas negociações dos clubes para o contrato para o torneio da Arena Pernambuco, já que existe a possibilidade de uma final entre clubes argentinos”, pontuou.

Cerca de 1,5 milhão de argentinos chegam ao Brasil anualmente e Pernambuco absorve 70 mil desse grupo. A ideia é crescer mais 21 mil pessoas por ano no estado, um crescimento de 30% dado ao novo voo direto conectando as cidades. O voo Recife Buenos Aires é realizado nas tardes dos sábados  com volta nas madrugadas dos domingos. A média de preço do trecho ida e volta, que permite a estada de uma semana em Buenos Aires, é de cerca de R$ 950, sem taxas aeroportuárias.

*O repórter viajou a convite do governo de Pernambuco