Sport

SPORT

Em partida "prévia" da Série A, Sport enfrenta a Chapecoense pela Copa do Brasil

Partida válida pela segunda fase da competição acontece às 22h desta quarta-feira

postado em 06/05/2015 07:30 / atualizado em 06/05/2015 08:01

Daniel Leal /Diario de Pernambuco

Ricardo Fernandes/DP/D.A Press
A quatro dias de estrear na Série A, o Sport terá a oportunidade de viver uma espécie de prévia da competição. Sem pretensões de ir longe na Copa do Brasil, o jogo das 22h desta quarta-feira, contra a Chapecoense, na Arena Condá, vem sendo tratado com uma seriedade que vai além do objetivo inicial de simplesmente passar de fase. Desde que foi eliminado no Estadual pelo Salgueiro, o técnico Eduardo Baptista deu início a uma tentativa de reconstruir a autoestima do elenco com o tempo que lhe cabia: duas semanas. Período que foi suficiente para garantir a classificação à Copa do Nordeste 2016 e, agora, ter o time catarinense pela frente em uma última chance de poder “recomeçar” na temporada já visando ir bem no Brasileirão.

Por mais que se tente conter a ansiedade e que atletas, técnico e direção tentem despistar sobre a natural “irrelevância” da Copa do Brasil, no fundo todos deixam transparecer que o foco real já está no jogo contra o Figueirense, domingo, na Ilha do Retiro. Tanto que, antes do embarque para Santa Catarina, o assunto “Chapecoense” foi sempre secundário frente à Série A. “É até bom ter um adversário de Primeira Divisão como adversário e já entrar como se fosse o Brasileiro mesmo”, disse o goleiro Magrão.

Tamanha divisão de foco tem a sua culpa máxima por parte da CBF. A partir de 2013, a entidade determinou que, para jogar a Copa Sul-Americana, os clubes classificados ao torneio internacional (caso do Sport) não poderiam passar da terceira fase da Copa do Brasil. Atualmente, o Leão está na segunda. Como o clube já anunciou que optará pela “Sula”, quer avançar apenas mais uma casa para faturar a premiação de R$ 560 mil (até aqui, já faturou R$ 770 mil). Nesta fase, ainda vale o critério da eliminação precoce: caso vença por dois ou mais gols de diferença, não haverá necessidade do jogo da volta – marcado para 13 de maio.

A base

Sem Diego Souza, suspenso pela expulsão contra o Bahia pelo Nordestão, o Sport deverá ter contra a Chapecoense a mesma base da estreia na Série A. É o que confirmou Eduardo Baptista. “A tendência é que, a partir desse jogo, mude o mínimo possível. Lógico que ainda teremos Hernane e Diego de fora, mas vamos moldando o time sem fazer grandes mudanças”, explicou o treinador.

O time

O técnico Eduardo Baptista viajou para Santa Catarina com somente uma dúvida na equipe: Wendel ou Mike. Interrogação que mexe diretamente no esquema da equipe, pela as opções se tratarem de um volante e um atacante, respectivamente. Sem Diego Souza, Elber retorna ao time. Régis, que teve chance contra o Central, voltará novamente ao banco cedendo vaga a Samuel. Por fim, na lateral direita, Vitor perderá a posição para o zagueiro Oswaldo, que jogará improvisado por opção técnica.

Chapecoense
O técnico Vinícius Eutrópio teve bastante tempo para preparar a equipe da Chapecoense para o confronto contra o Sport. Fora das finais do Estadual, foram 15 dias de treinamentos intensos visando o Leão. Partida que será marcada pelo reencontro de vários jogadores que já vestiram a camisa rubro-negra, casos dos atacantes Roger e Ananias e do meia Camilo – além do volante Elicarlos, ex-Náutico. Todos esses são titulares e enfrentarão o Sport.

 

FICHA DO JOGO

CHAPECOENSE
João Paulo; Apodi, Rafael Lima, Vilson e Dener Assunção; Elicarlos, Gil, Maylson, Camilo e Ananias; Roger.
Técnico: Vinícius Eutrópio.

SPORT
Magrão; Oswaldo, Ewerton Páscoa, Durval e Renê; Rithely, Rodrigo Mancha, Elber, Mike (Wendel) e Samuel; Joelinton.
Técnico: Eduardo Baptista.

Estádio: Arena Condá, em Chapecó. Horário: 22h. Árbitro: Igor Júnio Benevenuto (MG). Assistentes: Márcio Eustáquio Santiago (MG) e Marcus Vinícius Gomes (MG).