Sport

SPORT

Perto de recorde histórico, Sport dá sequência à final da Série A 2014 para ser o líder em 2015

Há dez jogos invicto no Brasileiro, Leão pode quebrar marca de 1975

postado em 26/05/2015 07:50 / atualizado em 26/05/2015 16:06

Daniel Leal /Diario de Pernambuco

Arquivo/DP/D.A Press
É como se o Sport já tivesse começado a Série A à frente dos demais rivais. Seguir essa linha de raciocínio, em princípio, pode parecer incoerente – sobretudo se a análise for feita por vias financeiras. Mas há um sentido. O Leão versão 2015 é praticamente uma fiel continuação do time que terminou 2014 em alta – excluindo-se aí o período infértil da Copa do Nordeste e do Estadual.

O fato é que o técnico Eduardo Baptista parece ter um molde pronto especificamente para o Brasileiro. São sete jogos de invencibilidade na reta final do ano passado somados a mais três deste ano. Sequência invicta de dez partidas que pode se tornar um recorde histórico (superando os 13 jogos seguidos sem derrota em 1975) – mas que, desde já, rende frutos ressaltáveis como a atual liderança da Série A.

A destacável aplicação tática do Sport, apontada por muitos como principal trunfo neste início de Brasileirão, é basicamente a mesma utilizada nas competições regionais. Todavia, não ser o protagonista na elite nacional tem parecido fazer toda a diferença a favor do Leão. Com a identidade formada e um trunfo defensivo em mãos, a equipe tem encontrado segurança para rodar o jogo e esperar o adversário no seu campo.

“Encontramos uma forma de jogar. A equipe está se defendendo bem e saindo rápido nos contra-ataque. Dessa forma, estamos conseguindo surpreender e fazer bons jogos”, afirmou o experiente volante Wendel.

Ricardo Fernandes/DP/D.A Press
 

O que mudou em relação o Estadual e à Copa do NE

Matheus Ferraz/Ewerton Páscoa

Experiência e posicionamento. Talvez, essas sejam os principais pontos a se destacar na evolução da defesa rubro-negra com a entrada de Matheus Ferraz na vaga de Páscoa, que vinha oscilando na temporada. Ao lado de Durval, o novato tem passado a segurança que faltava sobretudo por baixo. Pelo alto, vale ressaltar, ainda carece de uma pontual evolução.

Samuel Xavier/Vitor

A chegada do lateral direito talvez seja a mais sutil e, ao mesmo tempo, a mais incisiva do time. Com ele, o Leão ganhou a estabilidade e o equilíbrio que faltavam pelo lado direito. %u201CMe preocupo primeiro em marcar para depois atacar%u201D, destacou o atleta, que, de fato, vem sendo fiel à sua autoapresentação na chegada ao clube.

Confiança/desconfiança

É a tecla mais batida pelo técnico Eduardo Baptista nos últimos dias. A sequência de bons resultados trouxe de volta ao Leão a tranquilidade para atuar como gosta, esperando o adversário. Com o esquema encaixado, o Sport é um time muito mais solto e com um jogo que foi aparentemente moldado especialmente para o estilo da Série A.

E o que vai mudar...

Sistema ofensivo

É, de longe, o setor mais vulnerável do Leão na Série A. Embora o time tenha o melhor ataque da competição, sete gols, nenhum foi marcado por um atacante de ofício. A esperança em evolução é iminente. Afinal, o time tem para estrear a sua principal contratação para o Brasileiro: Hernane Brocador, além de Maikon Leite. Ambos têm tudo para serem titulares.

Os maiores períodos invictos do
Sport na era dos pontos corridos


10 jogos
2014/2015 (32ª à 38ª rodada e 1ª à 3ª rodada)

Sport 1 x 0 Figueirense
Sport 2 x 2 Flamengo
Atlético-PR 0 x 1 Sport
Palmeiras 0 x 2 Sport
Sport 2 x 2 Fluminense
Criciúma 2 x 2 Sport
Sport 1 x 0 São Paulo
Sport 4 x 1 Figueirense
Flamengo 2 x 2 Sport
Sport 1 x 0 Coritiba

Próximos jogos para quebrar o recorde

Santos x Sport
Sport x Goiás
Fluminense x Sport
Sport x Joinville

O recorde invicto
Em Brasileiros

13 jogos
Campeonato Brasileiro 1975
Sport 1 x 1 Goiânia
Sport 2 x 2 Grêmio
Campinense 1 x 1 Sport
Sport 1 x 0 Portuguesa
Santa Cruz 3 x 3 Sport
Sport 2 x 0 Santos
Sport 2 x 0 Vitória
Corinthians 0 x 0 Sport
Guarani 1 x 1 Sport
Sport 0 x 0 Palmeiras
Tiradentes 0 x 3 Sport
Sport 1 x 1 América-RJ
Sport 1 x 0 Coritiba