Sport

SPORT

Organizadas, sócios, CT, Arena, Sul-Americana, técnico: Martorelli faz raio-x do Sport

Presidente revelou bastidores para afastar de vez a Torcida Jovem do clube

postado em 16/09/2015 09:00 / atualizado em 16/09/2015 11:04

Daniel Leal /Diario de Pernambuco

Julio Jacobina/DP/D.A Press
João Humberto Martorelli levanta uma bandeira solitária dentre os presidentes de clubes de futebol em Pernambuco. É um dos poucos no país inteiro a ter declarado um rompimento absoluto às facções organizadas - no caso mais específico, à Torcida Jovem. Em entrevista ao Superesportes, o mandatário do Sport revelou um pouco dos bastidores do duelo que vem travando para afastar os membros dessa facção do clube. Em 40 minutos, falou também com orgulho do trabalho que vem realizando para captar novos sócios para o Leão - hoje já são 40 mil - e sobre as dificuldades para tocar o projeto da Arena Sport e de um novo hotel para atletas da base no CT rubro-negro. Copa Sul-Americana, Brasileiro e o técnico Eduardo Baptista foram pontos importantes levantados na conversa, que esclarece os planos de um futuro bem próximo do clube.

Crescimento no número de sócios

"Essa questão é muito difícil, mas acho que encontramos o caminho certo. A grande dificuldade disso, na verdade as duas grandes dificuldades na questão da associação, são o desempenho do futebol, que influencia de forma muito forte, e a postura do clube em relação ao sócio. É natural que antes não tivéssemos grandes associações porque o clube não tinha uma estrutura colocada para o sócio. E hoje tem. Você tem a associação através da internet, você tem um telemarketing que vai atrás daqueles que estão inadimplentes, procura-se detectar quais as aspirações dos sócios. Você tem a questão dos serviços que o clube oferece… E nós vamos oferecer muito mais. Acho que o clube em matéria de associados vai crescer muito mais. Por exemplo, nós fizemos o Contribuinte Ouro e o Contribuinte Vermelho. Estamos construindo um Vip Lounge para eles aqui na Ilha. Então, vão chegar aqui em dia de jogo e vão para esse lounge, com pessoas atendendo, com café, água, lanche para que possam ficar esperando o jogo com a família em um local mais privilegiado. Estamos tentando melhorar a questão da bilheteria. Já melhorou bastante, ainda há algumas dificuldades de tecnologia que estamos enfrentando, mas o mais importante é que o Sport mudou a sua atitude em relação ao sócio."

Meta: 50 mil sócios

"Em matéria de meta, sempre faço uma conta: a gente tem 3,5 milhões de torcedores, essa é a pesquisa que temos em mãos (Lance!/Ibope 2010). Qual foi a conta que nós fizemos? Fizemos a conta que ter entre 1,5% e 2% do número de torcedores associados é uma meta bastante razoável. Por quê? Isso significaria entre 52,5 mil e 70 mil sócios. Esse é um número razoável, que bate com o número histórico do Sport de acordo com a nossa base, de 64 mil sócios. Só que muitos eram inadimplentes. Estamos mirando chegar neste ano a 50 mil. Já chegamos a 40 mil. Então, até o final do ano, 50 mil é uma meta razoável. Mas não é 40 mil porque inclui aí os dependentes. Acho que é razoável dizer que estamos com 25 mil sócios pagantes individuais."

Referêncial de meta para novos sócios
"Qual clube mais que tem mais sócios no Brasil? O Internacional. Eles têm 6 milhões de torcedores segundo a mesma pesquisa que nos baseamos e têm 120 mil sócios em dia, dos quais 90 mil são pagantes (não são dependentes). Então, temos aí 1,5% de pagantes e 2% de sócios totais. Usamos esse referencial como base. É razoável ter essa base relativamente científica para trabalhar."

Rompimento com as torcidas organizadas
"Já coloquei diversas vezes: a filosofia da Torcida Jovem é de vandalismo, bandidagem, arruaça, depredação do patrimônio público. Ela é incompatível com as finalidades institucionais do Sport. O Sport é uma instituição que busca desenvolver os esportes olímpicos, amadores e o futebol e tem tudo a ver com promoção do bem. É o desenvolvimento da pessoa, é o bem do indivíduo, então são incompatíveis. Pode ser até que na origem da Jovem se tenha perseguido uma finalidade positiva, mas foi desvirtuada completamente. E não é só a Jovem. Em todo o Brasil, as torcidas organizadas têm protagonizado momentos de violência, arruaça. Isso prejudica o futebol e a própria sociedade. A gente, não somente como presidente do Sport, mas também como cidadão, tem a obrigação de enfrentar esse tipo de coisa. E eu como cidadão, me colocando na posição que ocupo, admitir uma coisa dessa é absolutamente impensável."

Autoritarismo na decisão de excluir sócios membros de organizada
"Não tem autoritarismo algum. Eu, como presidente, tenho esse entendimento. Acho que está fazendo mal ao clube, à sociedade como um todo e submeti isso ao Conselho Deliberativo, que vai dar o direito de defesa. Não apenas aos 20 já identificados, como aos outros que identificarmos como sócios da Torcida Jovem. Qualquer um que seja vinculado à Torcida Jovem nós vamos propor a exclusão ao Conselho Deliberativo. Ele vai ter o direto de defesa e digo mais: se chegar aqui e disser que foi filiado um dia, mas não concorda com os princípios dessa torcida e vai se desfiliar dela, não vejo motivo para que o Conselho prossiga com isso. Ele continua sócio do Sport. Isso não tem nada de autoritário. É uma posição democrática, com abertura para órgão deliberativo, com direito de defesa, possibilidade de se retratar e sair dessa associação. Não vejo nada de autoritarismo."

Ameaça nas redes sociais
"As ameaças que recebi até agora foram através das redes sociais. Surgiram em grandes quantidades e tomei as medidas que podia tomar. (…) Tenho andado com seguranças em determinadas ocasiões."

Julio Jacobina/DP/D.A Press
A associação em massa de membros das organizadas
"
Eles prometeram, pelas redes sociais, fazer associação em massa de pelo menos mil pessoas no último sábado. E surgiu também nas redes sociais que viriam, se assoariam e ficariam no clube fazendo vandalismo. Iriam tomar conta da piscina, da sauna, dos campos e iriam fazer um grande evento de vandalismo dentro do clube. Eu tomei minhas precauções, reforçamos a segurança. Comuniquei o fato ao governador do Estado, que foi extremamente atencioso e ficou muito preocupado. Ele mandou a Polícia Militar para cá, tínhamos um efetivo da polícia aqui no sábado. Fizemos ainda uma iniciativa para todas as pessoas que quisessem ingressar ao clube no sábado para se associar. Essas pessoas tiveram que ser fotografadas, tiveram endereço, nome, CPF e RG anotados e eles recuaram diante dessa posição que adotamos. Recuaram. E, segundo noticiou a própria imprensa, eles resolveram fazer a associação lá na sede da torcida deles, via internet. Houve um número de associados via internet que nós detectamos e estamos filtrando as informações. Para se associar hoje ao Sport a pessoa quando vem se associar aqui assina um documento dizendo que não é filiada à Torcida Jovem e que repudia a atuação específica dessa torcida."

Eduardo Baptista: apoio e cobrança
"Nós estamos permanentemente discutindo com o departamento de futebol e com Eduardo, seja em reuniões aqui no clube, no CT ou viagens, o rumo do futebol. Estamos sempre em análise com o vice-presidente de futebol e diretores. Temos uma organização sistêmica de acompanhamento disso. O que ocorreu no último sábado (antes do jogo contra o Fluminense, vencido pelo Sport após dez rodadas de jejum) é que a gente teve uma conversa mais ampla, com toda a diretoria de futebol, gerência de futebol e demais integrantes da comissão técnica para analisar o porquê de as correções não estarem dando certo, saber o que poderíamos fazer a mais. Fizemos essa conversa de análise e, evidentemente, de cobrança. Eu tenho procurado aqui na presidência do Sport tentar mudar o ambiente de futebol. Quando fala a palavra “cobrança” se vem em mente o velho dirigente de futebol que chega dando esporro, escrachando… Se é esse tipo de cobrança que estão imaginando, não. Foi uma conversa de uma troca de experiências e análise que nós, que estamos envolvidos e somos responsáveis pelo clube, e eu, como responsável maior, tivemos. Houve essa conversa e depois eu fiz uma conversa de preleção para os jogadores analisando o momento, declarando reconhecer que tínhamos uma crise e tínhamos como sair dela. Apresentamos instrumentos e que bom que deu resultado. Não só eu falei, o vice de futebol, o próprio técnico Eduardo… E uma equipe conjunto pessoas trabalhando dentro de um projeto."

Eduardo Baptista: renovação de contrato
"Nós vislumbramos o projeto não somente para 2016. Temos nosso planejamento estratégico até 2020. Fizemos isso ainda em 2014, quando assumi a gestão como interino. Na base desse planejamento está a integração do profissional com a base. Essa que é a essencial do nosso planejamento. E qual a razão disso? O Sport disputa o campeonato nacional com recursos que são, no máximo, 20% dos grandes clubes do centro-sul. Então temos que ter uma base que crie talentos, que possa criar talentos que a gente possa vender e fazer recursos para o clube diminuir essa distância. O compromisso de Eduardo com o clube e do clube com Eduardo é fazer essa integração, e isso ele vem fazendo. Nós também estamos trabalhando para 2016. Não tenho motivo para dizer que vai ser sem Eduardo, mas vai depender de uma conversa comercial. O assunto da continuidade dele ainda não está sendo tratado."
João Velozo/ ESp. DP/ D. A Press

Sul-Americana x Brasileirão
"Nós temos uma premissa básica: não podemos entrar em uma competição pensando em perder. Estamos na Sul-Americana e vamos tentar ganhar a Sul-Americana. Se a gente vai conseguir atingir essa meta ou não, vai depender do desempenho do time. É uma coisa difícil, complicada porque paralelamente estamos disputando a Série A e isso gera desgaste físico. Já tem gerado. Olhe, o Sport viaja o dobro do que o time que tem mais viagem no centro-sul, que é o Goiás. Eles viajaram até agora 20 mil milhas e o Sport, 40 mil. O que vai acontecer agora é que isso vai aumentar com a Sul-Americana. Temos jogo aqui no dia 23, depois jogamos no domingo e no dia 30 estaremos em Buenos Aires pela Sul-Americana. É difícil, mas vamos tentar."

A importância do título da Sul-Americana
"Tem uma grande importância para o Sport porque é um título internacional que o Sport não tem ainda e é uma credencial para o Sport ir à Libertadores. Não estamos descuidando da Sul-Americana. Estamos muito preocupados com ela. Mas temos absoluta convicção também que é fundamental que o Sport permaneça na Série A. Todo o planejamento do Sport está baseado na permanência da Série A. Nossa meta de gestão discutida no planejamento estratégico é estar permanentemente entre os dez primeiros clubes. Isso não significa que a gente não quer estar entre os quatro ou ganhar (o título). Mas é um planejamento realista, com base em análise de recursos que temos. Nós podemos estar, se trabalharmos bem, pelo menos entre os dez. E se trabalhar melhor, ainda podemos ganhar ou ficar no G4.A prioridade não dá para estabelecer, mas se perguntar: 'Martorelli escolha entre Série A e Sul-Americana', eu fico com a Série A."

Estadual 2016 com sub-20
"Ainda estamos discutindo, analisando a nossa base. A questão do Estadual se torna mais importante porque precisamos ficar entre os três primeiros por causa da Copa do Nordeste e, nela, não digo que vamos ganhar sempre, mas queremos estar permanentemente disputando para ganhar. Então, isso (jogar Estadual com o sub-20) ainda tem que ser dosado."

Atraso nas obras do CT (construção do hotel)
"O projeto foi elaborado, foi mandado e o Ministério (dos Esportes, através da Lei de Incentivo ao Esporte) exigiu e vem exigindo reformulações burocráticas e isso tem ido e vindo. Eu esperava que tivesse algum empecilho, mas está sendo muito maior do que esperava. Assinei hoje (dia 14 de setembro) um novo projeto atendendo a novas exigências. Seguimos sem prazo, mas é algo que tem me incomodado. Estou, inclusive, vendo se conseguimos até o fim do ano fazer o hotel com recursos próprios, se não conseguimos sucesso com o Ministério. Para fazer, acho que com R$ 3 milhões conseguimos."

Transferência do CT da associação para o Sport
"Houve um fator novo. O presidente Luciano Bivar esteve na última reunião do Conselho e veio defender a posição dele, de não transferir o CT para o (nome do) Sport. Em consenso com ele, o Conselho criou uma comissão que iria elaborar um parecer dando uma sugestão com relação à transferência. O presidente Luciano Bivar se comprometeu a aceitar o parecer da comissão criada pelo Conselho. Se a comissão entender que tem que se fazer a transferência para o nome do Sport, ele vai acatar e assinar o documento, que está dependendo da assinatura dele. Estou sabendo que já foi constituída essa análise em favor da transferência do CT para o Sport e vamos submeter isso ao Conselho em outubro. Na sessão, esperamos que, se o Conselho aprovar, ele (Bivar) assine esse documento."
Helder Tavares/DP/D.A Press

Arena Sport
"Não temos avanço. Um dos investidores com que tratei me mandou há três meses um e-mail afirmando que tinha muito interesse, mas no momento não se sentia à vontade em assumir o risco do Brasil. Continuo conversando com duas outras empresas, mas a situação econômica do país é caótica. Tem um lado que ajuda, que é a questão do Dólar e o Euro valorizado em relação ao Real, então isso ajuda, mas o risco político do país atrapalha o investidor a chegar numa hora dessas."

Prazo para a Arena Sport
"Temos também no planejamento estratégico realizado no início do ano estabelecido o prazo que vai até 31 de dezembro deste ano para a gente definir essa questão da Arena. Estou empenhado em até lá convencer um investidor a fazer esse investimento na Ilha. Se eu não conseguir, a partir de janeiro vamos discutir outros rumos."

Relação com Arena Pernambuco
"Eventualmente, podemos até fazer oferta para a gente fazer mais jogos lá (ainda neste ano). Se fizerem, vamos analisar com simpatia. Os jogos na Arena tiveram bons públicos, à exceção do jogo contra o Fluminense. Os públicos lá tem sido maiores pelas razões que todos conhecemos: maior conforto, modernidade… Apesar da questão da mobilidade. Se fizerem uma nova proposta, vamos analisar. Já sobre 2016, ainda não nos procuraram."

Loja do Sport

"A Adidas declinou de tocar o projeto e vamos fazer com investimentos próprios. Há um projeto, já estamos trabalhando nisso e espero até novembro fazer com que ela esteja aberta."

Museu do Sport

"É um projeto novo, no início ainda. Temos aí a obrigação de perpetuar a memória do clube. Foi criada uma comissão que está trabalhando, mas estamos no início de levantamento de dados, identificando espaço… Estamos procurando o bilhete de Pelé, a bengala de Guilherme de Aquino. É um projeto interessante."