Sport

LEONARDO

Ex-companheiros de Sport de Leonardo vão a Hospital da Restauração em busca de notícias

Sandro, Chiquinho, Dário e Givaldo foram nesta quarta ao centro médico quarta-feira

postado em 10/02/2016 18:10 / atualizado em 10/02/2016 19:50

Ana Paula Santos /Diario de Pernambuco

Ana Paula Santos/DP
As lembranças são as melhores possíveis. A relação entre Chiquinho, Sandro e Leonardo começou a ser construída ainda na categoria de base do Sport. Subiram juntos para o futebol profissional rubro-negro. Por isso, a preocupação. Assim que soube da gravidade e internamento do atacante, Chiquinho praticamente não arredou o pé do Hospital da Restauração. Todos os dias passa por lá, para saber notícias do amigo.

Sandro também é figura constante na rampa que dá acesso aos pacientes da UTI adulta do RH. Nesta quarta-feira, os também colegas de profissão, os ex-jogadores Dario e Givaldo, foram ao hospital em busca de notícia de Leonardo.

"Conheci Leonardo quando ele tinha uns 17 anos. Ou seja, a amizade é de longa data. Leonardo é o tipo do cara de coração grande. Sujeito humilde, simples e ingênuo. Quem não gostar dele e de Russo, outro amigo, não consegue gostar de mais ninguém no futebol", declara o ex-zagueiro Sandro, de 42 anos.

Ele conta tomou conhecimento do estado de saúde de Leonardo através de Chiquinho. "Ele me ligou na hora. Leonardo tinha algo engraçado. Vez por outra, ele sumia. Há dois meses, fizemos um encontro lá em casa, com o pessoal de 1994. Liguei diversas vezes e nada dele atender. Foi um dos poucos a faltar ao encontro. Mas ele era assim. Quieto, reservado, e gente boníssima", acrescenta.

O zagueiro lembra ainda que o primeiro Reveillon de Leonardo no Recife, em 1992, foi em sua casa. "Eu tinha acabado de me casar. E lá estava ele comigo. Dormiu na cama da minha filha".

Força
Chiquinho já traz algumas olheiras e o semblante é de preocupação com o amigo internado. Conversa com todos que procuram saber o estado de saúde de Leonardo. Está sempre em contato com a família - Nilce, a esposa, e Pâmela, a filha mais velha. "Estou aqui só esperando ele sair. Sei que o estado é grave, mas sei também da força que ele tem", comentou Chiquinho.

Coube a ele o papel de informar aos demais colegas de profissão sobre a doença do ex-meia leonino. "Estava em João Pessoa e foi Chiquinho quem me ligou. Desde então, não consegui parar de pensar nele. Um cara bom que ajudou muita gente. Se eu tenho um pouco de reconhecimento pelo o que fiz no Sport, imagina ele. Leonardo foi fantástico", disse Dário.