Sport

SPORT

Por título do Campeonato Pernambucano, Sport precisa melhorar rendimento recente do ataque

Nos últimos 11 jogos, Leão balançou as redes dos adversários apenas seis vezes

postado em 06/05/2016 07:49 / atualizado em 06/05/2016 07:48

João de Andrade Neto /Superesportes

Paulo Paiva/DP
Para ficar com o título pernambucano, o Sport precisará primeiramente de gols. Afinal, a taça só ficará de forma direta na Ilha do Retiro em caso de vitória sobre o Santa Cruz por dois ou mais gols de diferença. Triunfo por um tento leva a decisão para os pênaltis. Desafio longe de ser impossível. Até porque a final será na Ilha do Retiro. No entanto, os números recentes do ataque rubro-negro preocupam. Nas últimas 11 partidas, sendo dez delas em duelos de mata-mata, o Leão balançou as redes adversárias apenas seis vezes, média de 0,54 por partida. E em nenhum desses jogos, marcou mais de um gol.

A queda de rendimento começou, curiosamente, após três duelos onde o ataque rubro-negro mostrou força, com duas goleadas seguidas por 4 a 0 (sobre América e Central) e a vitória por 3 a 1, diante do Botafogo-PB, na última rodada da primeira fase da Copa do Nordeste. Depois disso, a seca. Que se refletiu também em resultados. Nos últimos 11 compromissos, o Leão conseguiu apenas três vitórias e acumulou sete derrotas. Um aproveitamento baixo de 30,3%.

O período de incompetência ofensiva também bate, na maior parte do período, com a saída do atacante Túlio de Melo da equipe. Das 11 partidas, em apenas três o jogador esteve em campo. A última, na derrota para o Santa Cruz, na última quarta-feira, quando foi acionado no segundo tempo após se recuperar de uma lesão no joelho direito. Curiosamente, o centroavante segue como o artilheiro rubro-negro na temporada, com seis gols. Mesma quantidade de tentos de todo o time do Sport nesses 11 jogos. 

Talvez por isso, o técnico Oswaldo de Oliveira já adiantou que na decisão, pretende utilizar Túlio de Melo o máximo de tempo que ele aguentar. O comandante rubro-negro também não descartou a formação de uma dupla, com Vinícius Araújo. "Existe a possibilidade (de Túlio e Vinícius atuarem juntos). Vamos acompanhar a preparação física, mas a intenção é usar Túlio em campo o máximo de tempo possível", destacou.  

Temporada
Quando se analisa o Sport em toda a temporada, os números melhoram. Mas nem tanto. Nas 25 partidas oficiais do time, os leoninos balançaram as redes 33 vezes, média de 1,32 gols por partida. Abaixo do que o clube precisa para ficar com a taça de forma direta. Além disso, das 11 vitórias, apenas cinco foram por placares que dariam o título aos rubro-negros nos 90 minutos. Além dos três jogos já citados anteriormente, as outras vitórias por margem maior de gols foram contra o Náutico (Estadual) e Fortaleza (Copa do Nordeste), ambos por 2 a 0