Sport

NÁUTICO

Inspirado em 2008, Sport recebe o Corinthians em inédita final da Copa do Brasil Sub-17

Técnico revela que contou história da conquista profissional para motivar atletas

postado em 24/05/2016 09:10 / atualizado em 24/05/2016 09:09

Rafael Brasileiro /Diario de Pernambuco

Rafael Martins/Esp DP
Não tem como pensar em outra partida ao falar da decisão de hoje na Ilha do Retiro. O duelo entre Sport e Corinthians pela final da Copa do Brasil Sub-17 de 2016, tem nuances da memorável partida do dia 11 de junho de 2008. Jogadores como Juninho, Everton, Pablo e Alessandro tinham entre sete e oito anos. Entendiam pouco o que se passava naquela partida, até porque a parte do elenco rubro-negro nem é de Pernambuco. Algo que o técnico Junior Câmara já explicou aos jogadores.

“Durante a competição toda eu mostrei a história daquela Copa do Brasil (2008). Até porque alguns atletas não são pernambucanos e apresentei a eles cada personagem daquela final e a preleção dessa final não será diferente. Também terá algo sobre o jogo”, confirmou Camara.

A comemoração daquela título talvez tenha sido o dia mais alegre da Ilha do Retiro neste século. Alegria é o sentimento que o técnico faz questão de colocar nos seus aprendizados e treinamentos. Algo que que espera rever em campo, como tem sido em todos os jogos do Leão na Copa do Brasil Sub-17. “Antigamente o futebol brasileiro era jogado por alegria, mas hoje ele é jogado pragmaticamente. Tenho trazido isso para o time. Não jogamos para defender e depois fazer o gol. Deixo o time jogar solto e tento buscar essa alegria do futebol brasileiro de volta”, justifica.

Câmara não quer alegria em campo apenas por conta de um futebol mais vistoso. Para atletas com até 17 anos, futebol tem que ser algo que não seja encarado com tanta seriedade, até porque não existe maturidade para tanto. Algo que ele trabalhou com o psicólogo da equipe durante toda a competição para que quando tivessem que encarar jogos com um grande público e pressão, como será o deste terça-feira, não afete os atletas.

“Será o quinto jogo da gente na Ilha e o comportamento deles tem sido o mesmo.Temos o trabalho psicológico contínuo com eles e está dando certo, até porque eu tenho a ideia de que atleta de 17 anos ainda não tem maturidade para jogar profissionalmente. O único que jogou foi o Rei Pelé. Nem Ronaldo (O Fenômeno) teve isso. Foi reserva”, comentou.

Time definido
O último treino da equipe foi realizado na manhã de ontem e nele a equipe foi definida. A única mudança em relação ao último jogo será a entrada de Wilson na vaga de Luiz. Além de manter o esquema, o técnico não queria mudar a estrutrura do time. Um fator que ele julga importante para segurar a dupla Caio e Fabrício, que tem 12 gols juntos.

“A nossa equipe tem uma forma de jogar que se mexermos demais vai nos atrapalhar. Temos que ficar de olho no Caio e no Fabrício. A forma que a gente joga, com linhas compactadas, dificulta a forma deles atuarem. O Fabrício cria e Caio joga muito solto. Nosso esquema não permite isso.”

Ficha do jogo

Sport
Everton; Elias, Arthur, Alessandro e Caio; Matheus, Brendo, Juninho e Pablo; Wilson e Vinícius. Técnico: Junior Câmara.

Corinthians
Diego; Lucas, Michel, Franklin e Carlos; Sergio, Felipe, Bilu e Fabrício; Caio e Vinícius. Técnico: Marcio Zanardi

Local: Ilha do Retiro
Horário: 19h
Árbitro: Deborah Cecilia Correia
Assistentes: Marcelino Castro de Nazare e Bruno Cesar Chaves Vieira