Sport

SPORT

Números mostram Sport a caminho da estabilidade entre a defesa e o ataque na Série A

Leão iniciou o campeonato com ataque ineficiente, mas defesa efetiva; depois, situação se inverteu e só agora time busca equilíbrio nos dois setores

postado em 25/06/2016 15:11 / atualizado em 25/06/2016 15:22

Yuri de Lira /Diario de Pernambuco

Joao Velozo/ Esp. DP
O Sport busca um equilíbrio entre defesa e ataque. Nos cinco primeiros jogos disputados na Série A do Brasileiro, o Leão custou para fazer gols. Mas também não era vazado com tanta facilidade. Depois, esse cenário se inverteu. O time começou a encontrar o caminho das redes, ao mesmo tempo que também sofria gols dos adversários com mais frequência. Só agora os comandados de Oswaldo de Oliveira dão mostras que estão no caminho de uma estabilidade entre os dois setores.

Até a quinta rodada da competição, o Rubro-negro marcou apenas dois gols. Em contrapartida, sofreu só cinco durante esse intervalo - numa regular média de um a cada  rodada. A partir de então, foram seis gols feitos nas três partidas posteriores e nove sofridos. Contra o Fluminense (2 a 1) e São Paulo (0 a 0), porém, os sistemas defensivo e ofensivo quebraram essa lógica.

A instabilidade entre os dois setores vivida pelo Sport foi minimizada pelo técnico Oswaldo Oliveira, que entende esse tipo de oscilação como natural num time ainda em fase de ajuste. Após as duas derradeiras rodadas, ele acredita, porém, que ataque e defesa tendem a ser igualmente efetivos daqui para frente. “Toda equipe que está em formação tem alternância de ataque e defesa. Ainda bem tem sempre um dos dois dando certo. Pior se os dois não dessem certo. Seria muito ruim. Mas acredito que esse equilíbrio que a gente está buscando vai acontecer um pouco mais para frente”, previu o treinador leonino.

Ataque inoperante, defesa efetiva

Flamengo 1 x 0 Sport
Sport 1 x 1 Botafogo
Inter 1 x 0 Sport
Sport 0 x 2 Corinthians
Santa Cruz 0 x 1 Sport
2 gols feitos e 5 gols sofridos

Ataque efetivo, defesa inoperante
Sport 4 x 4 Atlético-MG
Coritiba 3 x 2 Sport
Santos 2 x 0 Sport
6 gols feitos e 9 gols sofridos

A caminho da estabilidade
Sport 2 x 1 Fluminense
São Paulo 0 x 0 Sport
2 gols feitos e 1 gol sofrido