Sport

SÉRIE A

Contra Cruzeiro, Sport abre sequência de jogos decisivos na luta contra a zona de rebaixamento

Até fim do primeiro turno, time tem, em quatro duelos, três adversários diretos

postado em 23/07/2016 17:00 / atualizado em 23/07/2016 17:15

Brenno Costa /Diario de Pernambuco

Rafael Martins/ DP
Até o fim do primeiro turno da Série A, o Sport tem uma sequência dura. Pelo caminho, rivais diretos na luta contra o rebaixamento nas próximas quatro partidas. Tudo começa às 16h deste domingo, diante do Cruzeiro, no Mineirão. Uma vitória pode levar o time para fora da zona incômoda. Mas depois é preciso passar por Atlético Paranaense, América Mineiro e Figueirense. Desses, apenas o Furacão está na parte de cima da tabela. Uma projeção que pode levar o time a seguir caminhos totalmente distintos a depender dos resultados alcançados. É pavimentar uma reviravolta na competição ou se complicar ainda mais.

Mas, vindo de uma vitória sobre o Grêmio, em casa, a confiança ainda prevalece no elenco rubro-negro. Situação que pode fazer a equipe mudar o que hoje aponta a matemática. Para chegar no fim do Campeonato Brasileiro com a margem segura de 46 pontos e, assim, evitar a queda, é preciso acumular 44,9% do que estiver em jogo até o fim da Série A. Até agora, o Leão tem um aproveitamento de 33,3%.

“A nossa meta especial é ganhar jogo a jogo. Tem rodadas atrás que a gente estava fora da zona, perdemos jogos e os caras que estavam atrás ganharam. Agora, a gente ganhou o último, mas os que estavam atrás também ganharam. Então, ficou bem embolado. Fazendo um bom jogo contra o Cruzeiro, nós temos como ganhar”, disse o volante Rithely.

Para ter ainda mais fôlego nessa sequência, peças importantes dão opções ao técnico. Para o jogo contra o também pressionado Cruzeiro, Oswaldo de Oliveira recebeu Mark González e Rodney Wallace, recuperados de lesão muscular. O costarriquenho, por sinal, voltou ao time titular. Tirou, novamente, Renê da equipe rubro-negra. No banco de reservas, ele ainda conta com a possibilidade de estrear Apodi, que ficou regularizado a tempo.

O treinador rubro-negro, que, por outro lado, não conta com Durval e Gabriel Xavier, lesionados, espera que o time possa se livrar da principal preocupação. O mais rápido possível. “Não é ansiedade, mas que nós queremos, queremos (sair do Z4). Nós temos a preocupação, é inegável. Mas não estamos ansiosos. Sabemos da nossa capacidade, da nossa força. Sabemos que mais dia ou menos dia vamos sair dessa condição.”

Reencontro com Ábila
Principal esperança de gols do Cruzeiro, o argentino Ábila já é conhecido do Sport. O jogador marcou três gols no Rubro-negro, na disputa das oitavas de final da Copa Sul-Americana, no ano passado, quando ainda defendia o Huracán. O Leão da Ilha, inclusive, tentou contratá-lo. Para a partida, o técnico Paulo Bento não conta com o zagueiro Bruno Viana e o volante Bruno Ramires, suspensos, e não revelou a escalação do time.
 

Projeções para se livrar da queda
Para chegar a 46 pontos (margem segura)
Precisa de 31 pontos em 23 rodadas ou 44,9% de aproveitamento
Simulações: 9v-4e-10d, 8v-7e-8d, 7v-10e-6d

Para chegar a 41 pontos (rendimento atual do 16º)
Precisa de 26 pontos em 23 rodadas ou 37,6% de aproveitamento
Simulações: 8v-2e-13d, 7v-5e-11d, 6v-8e-9d
Chance de escapar: 67% (Chance de Gol), 62% (Infobola) e 60,5% (UFMG)

Ficha do jogo

Cruzeiro
Fábio; Lucas, Léo, Bruno Rodrigo e Edimar; Henrique, Robinho, Ariel Cabral e De Arrascaeta; Rafael Sóbis e Ábila. Técnico: Paulo Bento

Sport

Magrão; Samuel Xavier, Matheus Ferraz, Durval e Rodney Wallace; Rithely, Serginho, Everton Felipe, Diego Souza e Rogério; Edmílson. Técnico: Oswaldo de Oliveira

Local: Mineirão (Belo Horizonte-mG). Horário: 16h. Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS/Fifa). Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis (SP) e Alex Ang Ribeiro (SP).