Sport

SPORT

Opositor, economista Luiz Carlos Belém é primeiro candidato à presidência do Sport

Principal critica ao atual mandatário leonino é um suposto "isolamento" da diretoria

postado em 23/08/2016 15:55 / atualizado em 23/08/2016 17:44

João de Andrade Neto /Superesportes

Reprodução/Youtube
A quatro meses para a eleição do Sport, surge o primeiro candidato à presidência executiva do rubro-negro. Nesta terça-feira, o economista Luiz Carlos Belém, de 51 anos, apresentou-se para concorrer ao pleito, que ocorrerá na primeira quinzena de dezembro. Com o nome "Sport Gigante", a chapa se coloca como opositora ao atual mandatário leonino, João Humberto Martorelli, mas ainda não tem seus outros componentes definidos.

Apesar de pertencer a uma família com histórico no clube - o avô foi diretor de futebol no bicampeonato pernambucano em 1961 e 1962, enquanto o pai fez parte fez parte da gestão de Wanderson Lacerda, nos anos 1990 -, Luiz Carlos Belém, que foi atleta de hóquei, nunca exerceu um cargo diretivo no clube. Sabe que o fato de ser desconhecido por boa parte da torcida pode ser um problema para a sua candidatura. Para mudar o quadro, usa as redes sociais. Além disso, possui um canal no Youtube, onde já publicou três vídeos sobre as suas primeiras propostas.

"Sei que tradicionalmente o Sport sempre elege pessoas conhecidas dentro do clube e possui uma política muito conservadora. Mas venho usando as redes sociais e a internet para ter um debate maduro com os sócios, onde apresento propostas possíveis de serem realizadas. Venho procurando apoio de jovens empresários e profissionais liberais. A minha proposta é profissionalizar todas as áreas do clube", destacou o candidato, que, por sinal, garante ter apoio de dois ex-presidentes do clube apesar de não querer revelar os nomes.

Sobre a gestão de Martorelli, a principal crítica feita pelo candidato seria a de um "isolamento" da diretoria com relação ao clube e à gestão do futebol. "O sócio tem que participar mais do clube. Hoje, ele só frequenta o Sport em dia de jogos. Não participa do dia a dia. E no dia de jogos, por exemplo, não pode esperar uma hora e meia na fila para comprar ingressos", destacou. "O clube desse jeito não vai chegar onde nós queremos. Ele também isolou do futebol pessoas que conhecem do assunto", acrescentou.

Meta para o futebol é levar título internacional e Brasileiro
Por sinal, as metas para o carro chefe rubro-negras são bem ousadas. Além de um título Brasileiro, o candidato também fala em lutar por conquistas internacionais e, novamente, voltou a cutucar a atual gestão. "A meta de qualquer um é ser campeão brasileiro e trazer um título internacional. Lógico que isso não se faz do dia para a noite ou em apenas um ano. Mas o Independiente Del Valle (time equatoriano, atual vice d Libertadores) está mostrando que, com um trabalho mais profissional e menos político, isso é possível."

Projeto para o clube ainda está em andamento
Por fim, o candidato, que ainda não tem seu projeto para o clube concluído, também descartou no momento o projeto da Arena do Sport. Por outro lado, defende uma reforma na Ilha do Retiro. "Todo torcedor sonha com uma Arena. Mas sabemos que o momento atual econômico e político do Brasil não permite esse tipo de negócio. Hoje esse é um sonho inviável. Por isso, temos que trabalhar com os pés no chão para melhorar as condições para o sócio e o torcedor, tornando a Ilha em um lugar mais confortável e com melhores instalações. Quando o cenário do Brasil melhorar, voltamos a pensar na Arena", encerrou.