Sport

SPORT

Apesar do bom desempenho ofensivo do Sport na Série A, atacantes do time seguem devendo

Principal goleador segue sendo o meia Diego Souza, que não marca há dois meses

postado em 28/09/2016 09:30 / atualizado em 28/09/2016 09:37

João de Andrade Neto /Superesportes

Peu Ricardo/Esp. DP
Com 37 gols, o Sport possui, ao lado do vice-líder Flamengo, o 5º melhor ataque do Campeonato Brasileiro. Bom índice que, no entanto, não é refletido quando se nota a distribuição desses gols entre os atacantes leoninos. Para se ter uma ideia, o artilheiro do clube continua sendo o meia Diego Souza, com nove, mas que não comemora um tento há dois meses, desde a vitória por 2 a 0 sobre o Atlético-PR, no dia 20 de julho. 

Entre os homens que tem como ofício principal fazer os gols, o principal nome segue sendo o de Edmilson, hoje na reserva, com cinco. Logo atrás vem Rogério, com quatro (nesta Série A ainda fez mais um, pelo São Paulo). O próximo atacante a aparecer na lista de goleadores do Sport é o também reserva Vinícius Araújo, com apenas dois gols.

Vale lembrar que a instabilidade entre os jogadores de frente do rubro-negro contrasta com a temporada passada, quando o centroavante André foi um dos vice-artilheiros do Campeonato Brasileiro, com 13 gols. E vem desde o início da temporada. 
Para se ter uma ideia, na Copa do Nordeste, onde o Sport foi eliminado na semifinal, o principal nome ofensivo do time foi o centroavante Túlio de Melo, com apenas três gols. Seis a menos que Rodrigão, hoje no Santos e artilheiro da competição pelo Campinense, com nove tentos. 

Já no Campeonato Pernambucano, Túlio de Melo também marcou apenas três gols, assim como o colombiano Lenis, ambos atrás do zagueiro Ronaldo Alves, hoje no clube, e que terminou como goleador máximo do Estadual, com cinco. Por sinal, tanto Túlio de Melo, quanto Reinaldo Lenis são mais dois casos de jogadores que perderam espaço no Sport durante o Brasileiro. 

Buscando achar uma solução para os homens de frente do Leão, o técnico Oswaldo de Oliveira testou no jogo do último sábado, contra o Santos, o atacante Rogério em uma função diferente da que está habituado a jogar, escalado como homem de referência no ataque, ao invés dos lados do campo. A alternativa, pelo menos nessa partida, deu resultado, com o camisa 90 sendo o autor do gol da vitória por 1 a 0. Vale lembrar que para esse jogo, Oswaldo não pôde contar com o Ruiz, por conta de uma lesão muscular na coxa. Contratado em julho, o atacante colombiano já atuou em seis partidas nesta Série A, sendo quatro como titular, e só marcou uma vez.

"Na dificuldade que a gente está na tabela, com tudo embolado, qualquer um que fizer o gol vai ajudar a gente", avaliou Rogério, que tem como meta pessoal neste Brasileiro, marcar pelo menos 10 gols.

Os gols do Sport neste Brasileiro

9 gols
Diego Souza, meia

5 gols
Edmilson, atacante

4 gols
Rogério, atacante

3 gols
Rodney Wallace, lateral esquerdo
Gabriel Xavier, meia

2 gols
Matheus Ferraz, zagueiro
Vinícius Araújo, atacante

1 gol
Ruiz, atacante
Mark González*, meia
Túlio de Melo, atacante
Ronaldo, volante
Éverton Felipe, meia
Serginho, volante
Durval, zagueiro
 
*já dispensado