Sport

SPORT

Jogo contra a Ponte Preta marca o reencontro de Eduardo Baptista com a Ilha do Retiro

Do atual time titular do Sport, sete jogadores foram comandados pelo atual técnico pontepretano. Time campineiro também conta com quatro ex-rubro-negros

postado em 25/10/2016 07:30 / atualizado em 25/10/2016 08:33



Edvaldo Rodrigues/DP
Não é exagero afirmar que o jogo da próxima quinta-feira entre Sport e Ponte Preta, na Ilha do Retiro, terá um clima "familiar" entre as duas equipes. Isso porque a partida marcará o primeiro contato do técnico Eduardo Baptista com a Ilha do Retiro desde a sua conturbada saída do Leão, no ano passado, para o Fluminense. Na ocasião, a negociação foi concretizada assim que a delegação pernambucana chegou ao Rio de Janeiro para um compromisso contra o Vasco. E entre os muitos reencontros, um deles será justamente com o atual técnico rubro-negro Daniel Paulista, que o substituiu de forma interina na ocasião. 

Foi justamente pelas mãos de Baptista que o comandante leonino deu os primeiros passos fora das quatro linhas. Em 2014, ano em que Eduardo iniciou a carreira de treinador no Sport, Daniel pendurava as chuteiras para se tornar seu auxiliar. Ambos, por sinal, mantêm uma boa relação até hoje. Foi para o amigo Eduardo, por exemplo, que Daniel ligou às vésperas da sua estreia no Leão para pegar informações do Vitória-BA, adversário que o pontepretano havia enfrentado na rodada anterior do Brasileiro. Dicas que ajudaram o novato a armar seu time no triunfo por 1 a 0.

A reportagem do Superesportes entrou em contato com Eduardo Baptista para falar sobre o reencontro com o Sport. O treinador, no entanto, evitou tecer comentários devido à situação delicada do time pernambucano no Campeonato Brasileiro, na 16ª posição e a apenas dois pontos da zona de rebaixamento. Pedindo compreensão, fez questão, no entanto, de exaltar o seu respeito ao clube.
{'id_site': 18, 'imagem_destaque': 'ns18/app/foto_12711703576/2016/10/24/1741/20161024220330946539u.jpg', 'id_content': 3338427L, 'url': 'https://www.pe.superesportes.com.br/app/fotos/futebol/sport/2016/10/24/galeria_sport,1741/fotos-os-reencontros-proporcionados-por-sport-x-ponte-preta.shtml', 'titulo_destaque': 'Fotos: os reencontros proporcionados por Sport x Ponte Preta', 'samesite': True, 'id_pk': 1741L, 'id_conteudo': 3338427L, 'id_aplicativo': 7, 'meta_type': 'foto', 'titulo': 'Fotos: os reencontros proporcionados por Sport x Ponte Preta', 'id_treeapp': 56, 'descricao_destaque': 'Confronto pela S\xe9rie A traz o Eduardo Baptista pela primeira vez como t\xe9cnico advers\xe1rio do Le\xe3o na Ilha do Retiro; partida tamb\xe9m traz uma gama de reencontros de ambos os lados', 'schema': 'foto_12711703576'}

Jogadores
Daniel Paulista não será o único rosto familiar que o hoje treinador rival reencontrará na Ilha. Do atual elenco rubro-negro, 12 jogadores trabalharam com Eduardo Baptista no Sport. Entre eles, o goleiro Magrão, os laterais Samuel Xavier e Renê, o zagueiro Matheus Ferraz, o volante Rithely e os meias Diego Souza e Everton Felipe. Todos possíveis titulares no confronto de quinta-feira.

Porém, também há reciprocidade do outro lado. Afinal, quatro titulares de Eduardo Baptista na Ponte Preta trabalharam juntos com o treinador também no Sport. O volante Wendel e o atacante Felipe Azevedo estavam no time que terminou a Série A do ano passado na 6ª colocação. Já o lateral esquerdo Reinaldo e o atacante Roger fizeram parte do elenco do Leão ainda quando Eduardo Baptista era preparador físico. O primeiro, em 2013, enquanto o segundo conquistou o título da Copa do Brasil de 2008, no time comandado por Nelsinho Baptista, pai de Eduardo.

No primeiro turno, a Ponte Preta venceu o Sport, de virada, no Moisés Lucarelli, em Campinas, por 2 a 1. Pottker e Douglas Grolli anotaram para a Macaca, enquanto Rogério anotou para o Leão.