Sport

SPORT

Diego Souza e Rithely serão julgados no STJD por conta de declarações contra a arbitragem

Ambos fizeram duras críticas à atuação do árbitro, que não marcou um pênalti a favor do Leão contra o Palmeiras, e podem pegar até seis jogos de suspensão

postado em 28/10/2016 15:10 / atualizado em 30/10/2016 18:01

MARCELLO ZAMBRANA/AGIF/ESTADÃO CONTEÚDO
Os desabafos do volante Rithely e do meia Diego Souza contra a atuação do árbitro Ricardo Marques Ribeiro (Fifa-MG) após a derrota por 2 a 1 para o Palmeiras, no último domingo, podem custar caro aos dois jogadores. E por tabela, ao Sport. Por conta das reclamações, ambos foram denunciados nesta sexta-feira pela procuradoria do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) e podem receber até seis jogos de punição, cada, em julgamento que será realizado na próxima quinta-feira. Com isso, ficariam fora do Brasileiro, pois só restam cinco rodadas para o fim da competição.

A revolta dos rubro-negros se deu por conta de um pênalti não marcado a favor do Sport, quando a partida ainda estava empatada por 0 a 0. O zagueiro Mena interceptou a bola com a mão dentro da área, após esticar o braço. Na sequência do lance, o Palmeiras fez o primeiro gol. Revoltados, os jogadores dispararam contra a arbitragem após a partida.

Rithely chegou a usar palavras de baixo calão para se referir ao árbitro. "Foi perfeitamente culpa da arbitragem. O que esse cara fez tinha que ir pra delegacia. Roubou bonito. Quando é na Ilha, o braço está colado e dão pênalti. Aqui ele está com a merda do braço desse tamanho e o bosta do árbitro fez uma merda dessa e não dá a p... do pênalti", disparou. Por conta disso, o defensor será julgado no artigo 243-F do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, que fala sobre "ofender alguém em sua honra”. A pena prevista é de suspensão por até seis jogos e multa entre R$ 100 e R$ 100 mil.

Já Diego Souza sugeriu que Palmeiras e Flamengo, os dois clubes que brigam diretamente pelo título, possuem proteção da arbitragem nos jogos. "Estou de saco cheio de tanto que falo. É a mesma coisa que botar um nariz de palhaço. A minha vontade é sair de campo com dez minutos, mas não saio por honrar essa camisa. É vergonhoso. Mais uma vez o campeonato está desenhado para Flamengo e Palmeiras. Então tira o resto. Faz um campeonato à parte. Contra a gente tem interferência de fora, todo mundo avisa. Nos jogos deles, todos são beneficiados", acusou o camisa 87.

O meia foi enquadrado por "desrespeitar a equipe de arbitragem", conforme descrito no artigo 258, inciso II do CBJD. A pena prevista é de suspensão por um a seis jogos. Diego Souza também está na mira da Associação Nacional dos Árbitros de Futebol (ANAF), que solicitou ao STJD punição ao jogador por conta das acusações contra a arbitragem no Campeonato Brasileiro. O órgão também representou contra o atacante Lucca, do Corinthians, além do técnico Celso Roth, do Internacional, e os presidentes de Atlético-MG, Figueirense e Palmeiras pelo mesmo motivo. Em todos os casos, a pena é a mesma: punição de uma a seis partidas, além de multa.