Sport

SPORT

Técnico do Sport ressalta preocupação com calendário e planeja prioridade jogo a jogo

Técnico do Sport diz ser impossível enfrentar calendário sem poupar atletas

postado em 21/04/2017 19:05 / atualizado em 21/04/2017 19:17

Ricardo Fernandes/DP
O Sport joga atualmente quatro competições paralelas. Copa do Nordeste, do Brasil, Sul-Americana, além do Campeonato Pernambucano. No mês que vem, se avançar em todas as citadas, iniciará uma quinta: a Série A - que pode começar em meio às decisões do Estadual. Com o calendário estrangulado, indefinido pelas recentes alterações realizadas pela CBF, o técnico Ney Franco demonstrou estar preocupado com o planejamento do Leão para os próximos jogos.

O treinador rubro-negro, inclusive, optou por poupar os principais atletas mesmo em uma partida decisiva, contra o Joinville, pela Copa do Brasil. Rogério, André, Diego Souza e Rithely ficaram de fora do duelo na última quarta-feira. A medida, pelas palavras de Ney Franco, tendem a não ser uma exceção. Segundo ele, porém, todas as decisões serão tomadas após cada jogo. Não há prioridade de competições. No entendimento do técnico, por exemplo, a Copa do Nordeste não é mais importante que o Pernambucano.

"Lógico que a preocupação existe, sim. Neste exato momento, a minha preocupação maior está no confronto contra o Náutico, que define uma passagem para a final do Estadual, que é um campeonato para nós muito importante. Agora, logicamente vamos ter que estudar todos os jogos. Não vou usar de forma nenhuma aqui a questão de priorizar, depende muito do momento, da forma que vamos terminar o jogo contra o Náutico, quais jogadores vão estar disponíveis no jogo contra o Botafogo", iniciou a explicação.

De acordo com Ney, questões físicas e clínicas, além de casos de suspensões e cartões estarão sempre em observação a fim de formar o time. "É saber montar a equipe de uma partida para outra, trabalhar juntamente com o nosso preparador físico, o nosso departamento médico, sempre tendo a certeza que vamos colocar em campo uma equipe em condições de fazer bons jogos, como foi o último jogo (contra o Joinville). Tivemos que segurar quatro jogadores que poderíamos não ter contra o Náutico. Foi uma decisão que em alguns momentos são arriscadas, mas que em alguns momentos vamos ter que tomá-las", disse.

Náutico ou Botafogo?

Em meio à longa explanação para falar sobre as prioridade (que, na verdade, foi dizer que não há prioridades), o treinador optou por um exemplo prático. "Um exemplo claro: tenho dois confrontos contra o Botafogo pela Copa do Brasil para decidir vaga e apenas um contra o Náutico. Se fosse definir a utilização de algum jogador, se usaria ele contra o Botafogo ou o Náutico, eu iria usá-lo contra Náutico, que é um jogo que não posso errar mais, enquanto contra o Botafogo ainda vou ter duas partidas", ponderou.

"O nosso torcedor que acompanha as notícias sabe que isso vai acontecer. Equipe nenhuma vai conseguir neste momento, em retas finais de estadual, Libertadores, em muitas competições, repetir o time quarta-feira e domingo. É impossível repetir jogadores em tantas competições simultâneas. Vamos ter muito trabalho para sempre remontar a equipe de um jogo para outro. Isso significa que a cada jogo vamos tomar decisões. Mas tomara que a partir do dia 14 de maio (quando se inicia a Série A), estejamos em cinco competições. Queremos sair no momento em que as competições acabarem, o que significa estar lutando títulos", pontuou.

Agenda do Sport (de 11 a 13 jogos em 39 dias)
23/04 – Náutico x Sport (Estadual, semifinal, volta)
26/04 – Botafogo x Sport (Copa do Brasil, oitavas, ida)
29/04 – Sport x Santa Cruz (Nordestão, semifinal, ida)
02/05 – Santa Cruz x Sport (Nordestão, semifinal, volta)
05/05 – Final do Estadual/Decisão do 3º lugar (Estadual, ida)
09/05 – Final do Estadual/Decisão do 3º lugar (Estadual, volta)
11/05 – Danubio x Sport (Sul-Americana, 1ª fase, volta)
14/05 – Ponte Preta x Sport (Série A, 1ª rodada)
17/05 – Final do Nordestão (ida)*
21/05 – Sport x Cruzeiro (Série A, 2ª rodada)
24/05 – Final do Nordestão (volta)*
29/05 – Sport x Grêmio (Série A, 3ª rodada)
31/05 – Sport x Botafogo (Copa do Brasil, oitavas, volta)
* A definir