Sport

SPORT

Mena e Henríquez treinam e se colocam à disposição para final; Ronaldo Alves é dúvida

Zagueiro, que não atua desde o dia 4, fará último teste na manhã desta terça-feira, no último treino antes do embarque para a final contra o Bahia

postado em 22/05/2017 17:29 / atualizado em 22/05/2017 18:53

Ricardo Fernandes/DP // Paulo Paiva/DP
Dois reforços e uma dúvida. Esse é o saldo do treino desta segunda-feira, o primeiro do Sport na semana visando à final da Copa do Nordeste, na próxima quarta-feira, contra o Bahia, na Arena Fonte Nova. Sem a presença dos jogadores que atuaram como titular no empate por 1 a 1 com o Cruzeiro, no domingo, o técnico Ney Franco comandou um treino técnico-tático com os demais atletas do elenco. Nesse trabalho, pôde observar a presença do lateral-esquerdo Mena e do zagueiro Henríquez, que se movimentaram normalmente com bola e estão à disposição para a decisão. O chileno, portanto, retorna à titularidade e o colombiano surge como opção na zaga.

Até porque o então titular Ronaldo Alves mais uma vez realizou um trabalho em separado, com ênfase na parte física. O atleta não atua desde o última dia 4, quando foi substituído ainda no primeiro tempo do clássico contra o Santa Cruz, pelas semifinais do Nordestão. Na ocasião, voltou a sentir uma lesão o estiramento muscular na coxa esquerda que já o havia afastado das sete partidas anteriores. O teste final para a presença do defensor será no trabalho da manhã desta terça-feira, na Ilha do Retiro, o último antes do embarque para Salvador.

Para a decisão, o Sport contará com dois desfalques certos. Um é o volante Rithely, suspenso pela expulsão diante do Santa Cruz. O outro é o lateral-direito Samuel Xavier, que deixou o campo contra o Cruzeiro com uma suspeita de estiramento muscular. O jogador ainda fará exames para diagnosticar a lesão. Assim, Raul Prata, que vinha sendo improvisado na lateral esquerda, enquanto Mena estava machucado, volta a sua função de origem.

Outra interrogação na possível escalação do Sport é no plano tático. Sem Rithely, existe a expectativa de Ney Franco abrir mão do esquema com três volantes. Nesse caso, Everton Felipe, Marquinhos ou mesmo Leandro Pereira poderiam ganhar uma oportunidade na frente ao lado de André e Rogério, com Diego Souza voltando à função de criação no meio de campo.

Já caso opte pela manutenção dos três volantes, as opções do treinador seriam os questionáveis Rodrigo e Neto Moura, esse titular contra o Cruzeiro. Nessa formação, Diego Souza seria avançado para atuar como atacante.

Com o empate por 1 a 1 no jogo de ida, o Sport fica com o título em caso de vitória por qualquer placar. Além disso, a taça vai para a Ilha do Retiro com igualdade a partir de 2 a 2.