Sport

SPORT

Papo com Cuca, multa irrisória e reunião: Diego Souza está a detalhes de deixar o Sport

Meio-campista do Sport recebeu garantias do treinador palmeirense que seria titular no Verdão; multa para deixar o Sport é de apenas 1 milhão de euros

postado em 26/06/2017 19:22 / atualizado em 26/06/2017 20:27

Paulo Paiva/DP
O destino de Diego Souza será selado nesta terça-feira. O empresário do atleta, Eduardo Uram, desembarca no Recife trazendo na bagagem a proposta do Palmeiras para levar o meio-campista do Sport. Se reunirá com a cúpula de futebol rubro-negra com o aval do jogador, que espera uma reação forte do clube em que é o ídolo maior. No papel, números modestos à realidade vivida pelo clube paulista. A multa rescisória do jogador de 32 anos é de "apenas" 1 milhão de euros - em torno de R$ 3,6 milhões.

Valor tão baixo se deveu a um pedido do jogador à época do retorno ao Sport, no ano passado, quando deixou o Fluminense. Acreditando que Diego Souza era intransferível, os rubro-negros aceitaram (e mantiveram a multa baixa, mesmo após nova renovação no fim do ano) e agora amargam a impotência de ter que esperar pela decisão do atleta. Estima-se, inclusive, que o Sport sequer ficaria com todo o montante, visto que mais de 50% iria para o Fluminense, clube que ainda tem vínculo com o meia.

Influente na negociação, o técnico Cuca teve uma longa conversa com Diego Souza por telefone durante o domingo. Colocou os planos que tem para o atleta, que seria o titular no ataque palmeirense, exercendo a função ofensiva idêntica a que é utilizado na seleção brasileira. Do treinador, ganhou garantias expressas de que teria sequência no time e da inicial titularidade. Aí está o ponto chave que fez o atleta balançar. Mas não foi tudo.

Some-se a isso as finanças. Diego Souza recebeu uma proposta longa. De três anos de duração. O salário, que já não é baixo no Sport, seria dobrado pelo Palmeiras - ficando algumas casas abaixo de R$ 1 milhão ao mês. Em conversa rápida com o vice-presidente de futebol do Sport, Gustavo Dubeux, o atleta confirmou a proposta. Ciente dos fatos, a diretoria do Leão se faz valer do carinho e identificação do atleta com o clube para segurá-lo. Não será suficiente.

Diego Souza espera maior consideração da diretoria. Sendo mais objetivo: espera receber uma contraproposta, um aumento salarial e, sobretudo, do tempo de contrato - que se encerra no fim do ano que vem. A família do atleta está adaptada ao Recife, o próprio jogador gosta muito da cidade e se sente em casa na capital pernambucana. Porém, segundo fontes da reportagem do Superesportes, tudo isso ficaria em segundo plano neste momento pelo desejo do atleta em garantir o futuro financeiro dos muitos familiares que dele dependem e da possibilidade de ficar mais próximo à Copa do Mundo jogando competições como a Libertadores.

Silêncio rubro-negro

Através da assessoria de imprensa, o Sport afirmou que o Diego Souza, por ser um jogador de seleção brasileira, desperta o interesse de vários clubes, mas não chegou nenhuma proposta oficial do Palmeiras. A nota foi a mesma veiculada no início da manhã.
 
No Sport, Diego Souza é considerado a maior referência técnica do time.  Desde 2014 no clube e com uma rápida passagem no Fluminense, o atleta disputou 145 jogos e marcou 49 gols. No ano passado, foi um dos artilheiros da Série A. Em boa fase, chegou a ser convocado pelo treinador Tite para seleção brasileira e está na disputa por uma vaga no grupo que irá a Rússia, tendo marcado dois gols no último amistoso. Na carreira, também esteve no Palmeiras em 2008 e foi um dos algozes do próprio Sport na Copa Libertadores de 2009.