Sport

SPORT

Em confronto direto, Sport visita Atlético-PR inspirado em resultados fora de casa

Time espera repetir retrospecto de duelos contra Atlético-MG e Santos em junho pela Série A, quando engatou sequência de vitórias na temporada

postado em 21/10/2017 15:00 / atualizado em 21/10/2017 18:42

 LEONARDO BENASSATTO/FRAMEPHOTO/ESTADÃO CONTEÚDO
O fator Ilha do Retiro, que salvou o Sport do rebaixamento na reta final da Série A no ano passado, não vem ajudando neste ano. São sete jogos sem vencer em casa na competição, uma sequência que pressiona o time por resultados também como visitante, caso não queira chegar às últimas rodadas brigando por pontos para permanecer na elite. Terá uma chance neste domingo. Em confronto direto contra a zona de queda, o Sport enfrenta o Atlético-PR na Arena da Baixada, às 16h (horário de Recife), inspirado em resultados conquistados fora de casa quando o Leão vivia situação semelhante à atual.
 
A lembrança remete a junho deste ano. No período, o Rubro-negro vinha de uma sequência de maus desempenhos além de uma derrota por 3 a 1 para o Vitória, na Ilha do Retiro. Pressionado, viajou para disputar dois confrontos fora de casa diante de Atlético-MG e Santos. Contrariando a expectativa, voltou para Recife com quatro pontos de seis, conquistando uma vitória sobre o time paulista e um empate com o Galo. No período, os resultados reacenderam o time. Em sequência, vieram a conquista do Pernambucano sobre o Salgueiro e outras quatro vitórias sobre Atlético-PR, Arsenal de Sarandí (este pela Sul-Americana), Coritiba e Chapecoense.
 
Esse retrospecto que o time espera repetir diante do Furacão tem embasado a conversa entre os jogadores. “Falo com a equipe que lembro que a gente passou por um momento desse antes de sair para jogar contra o Atlético-MG e contra o Santos. A gente vinha numa pressão enorme de resultados negativos dentro de casa e conseguimos um empate em Minas (Gerais) e uma vitória na Vila (Belmiro)”, afirmou o lateral direito Samuel Xavier, que retorna ao time titular após sete jogos amargando o banco de reservas. 
 
Somar pontos na partida, inclusive, ganhou um peso ainda maior após a convocação de Diego Souza, na sexta-feira, para a disputa de dois amistosos pela seleção brasileira nos dias 10 e 14 de novembro. Por conta do chamado, o meia pode desfalcar o Rubro-negro em até três jogos no Brasileiro (ver matéria abaixo). É preciso acumular uma certa gordura até lá.

O time

Com relação à equipe que enfrentou o Santos, na última quinta, três alterações devem ser feitas. Não relacionados para a partida por lesão, Raul Prata e Wesley devem dar lugar a Samuel Xavier na lateral direita e Anselmo, que retorna de suspensão. Na lateral esquerda, Mena também volta a ficar à disposição do técnico Luxemburgo e deve relegar Sander ao banco de reservas. Além de Prata e Wesley, o Sport ainda joga desfalcado de Ronaldo Alves, que cumprirá seu último jogo de suspensão, e do atacante Lenis, que chegou ao Recife somente neste sábado e não viajou com o time.

Adversário 

Na briga contra a zona de queda, o Atlético-PR ocupa atualmente a 9ª colocação na tabela, com três pontos a mais que o Sport. O Furacão vem de um triunfo por 3 a 2 de virada sobre o Vitória fora de casa, voltou a respirar no torneio e chega motivado para a partida. O treinador Fabiano Soares terá o reforço do meia-atacante Nikão, que retorna de suspensão. Com dores nas costas, o lateral Fabrício foi poupado e ficou no banco de reservas na última partida. Se estiver 100% para o jogo, assume a vaga de Sidcley. 

Ficha do jogo

Atlético-PR

Weverton; Jonathan, Wanderson, Thiago Heleno e Fabrício (Sidcley); Esteban Pavez, Lucho González; Nikão, Guilherme e Douglas Coutinho; Ribamar. Técnico: Fabiano Soares

Sport

Magrão; Samuel Xavier, Henríquez, Durval e Mena; Anselmo, Rithely, Osvaldo, Diego Souza e Patrick; André. Técnico: Vanderlei Luxemburgo.
 
Estádio: Arena da Baixada (Curitiba). Horário: 16h (do Recife). Árbitro: Thiago Duarte Peixoto (SP-CBF). Assistentes: Rogerio Pablos Zanardo (SP) e Daniel Paulo Ziolli (SP).