COPA DO BRASIL

Semelhanças e diferenças nos contextos do Central, em 2008, e do Salgueiro, neste ano

Superesportes lembra o duelo histórico da Patativa contra o Palmeiras, no Luiz Lacerda

postado em 01/04/2015 13:23 / atualizado em 01/04/2015 14:02

Redação Superesportes /Diario de Pernambuco

Ricardo Fernandes/DP/D. A Press
O encontro marcado do Salgueiro com o Flamengo, na Copa do Brasil, traz à tona, imediatamente, a lembrança do jogo Palmeiras x Central, em abril de 2008, pela mesma competição. Um duelo que parou Caruaru, fez a Patativa atrair, para si e para a cidade, os holofotes do futebol nacional. O Superesportes, que acompanhou aquele duelo in loco, mostra algumas semelhanças e diferenças daquele Central x Palmeiras, que completa exatamente sete anos nesta quarta-feira, com o Salgueiro x Flamengo que, certamente, vai mobilizar todo o Sertão Pernambucano.

Na 2ª fase
Assim como o Salgueiro, o Central precisou superar a primeira fase para cruzar com um grande. E também conseguiu a classificação fora de casa, mas teve mais trabalho com o Remo. Após empatar o primeiro jogo em Caruaru, 0 a 0, a Patativa venceu o time Paraense no jogo da volta por 2 a 0, gols de Cláudio e Fábio Silva. O Carcará avançou sem o jogo de volta ao bater o Piauí, na última terça, por 5 a 1.

Você por aqui!
Um dos personagens principais que estavam naquele Central 1 x 5 Palmeiras estará também no Salgueiro. E na mesma função, como técnico do time visitante: Vanderlei Luxemburgo, atual técnico do Flamengo.

Diego Souza estava lá
Atual meia do Sport e adversário do Carcará no Pernambucana, Diego Souza estava no gramado do Luiz Lacerda naquele confronto com o Central. Era um dos principais jogadores do Verdão. E lembra do duelo. "Foi um jogo difícil. Eles já estão acostumados com o campo, então o início de jogo é sempre muito difícil. Eles pressionam, dão um abafa inicial, mas depois o jogo vai se acalmando. Além disso tem a torcida local. Ela comparece, ajuda bastante o seu time", declarou, tanto em relação à partida como a experiência de enfrentar equipes menores em seus domínios.

Ricardo Fernandes/DP/D. A Press
As estrelas
Em 2008, o Palmeiras vivia um momento de reestruturação. Iniciava uma parceria com a Traffic, que recheou o time com reforços de peso. A principal estrela era o chileno Valdívia. Além dele, haviam o goleiro Marcos - cria do Verdão -, o volante Pierre, o meia Diego Souza, hoje no Sport, e os atacantes Kléber e Denilson. O time foi campeão paulista daquele ano. Um cenário bem distinto do Flamengo atual, que tem um elenco modesto, tendo como expoentes os atacantes Marcelo Cirino e Alecsandro.

Mera coincidência
Não fosse o desprezo do Sport pela Copa do Brasil, os rubro-negros poderiam ficar animados com uma coincidência: o Central, em 2008, estava do lado do Sport no diagrama da Copa do Brasil. E cruzou com o Palmeiras nas oitavas de final, mesma fase que pode cruzar com quem avançar de Salgueiro x Flamengo - nas oitavas de final, os duelos serão definidos por sorteio.

Como chegaram?
A Patativa conquistou o direito de disputar a Copa do Brasil 2008 ao ser vice-campeão do Pernambucano no ano anterior - o Sport foi campeão ao conquistar os dois turnos. O Salgueiro também ganhou a vaga no campo, desbancando o Santa Cruz na disputa do terceiro lugar do Estadual 2014. A Patativa era, então, um time formado por jogadores locais e tinha como principal destaque o atacante Leonardo, ídolo do Sport. Estrutura bem parecida com a do Carcará, que tem como destaque o veterano Lúcio, lateral esquerdo.