SALGUEIRO

Sem escolher rival, China confia no Salgueiro, mas admite: "Protagonismo é dos grandes"

Técnico celebrou a semana de preparação do time e enxerga o Carcará, invicto em casa, com força para buscar o título a fase final do Pernambucano

postado em 08/04/2016 12:00 / atualizado em 08/04/2016 11:28

Caio Wallerstein /Diario de Pernambuco

Ricardo Fernandes/DP
Brigando em igualdade com Náutico, Santa Cruz e Sport e podendo terminar o hexagonal do título como líder, o Salgueiro já bateu dois dos grandes este ano. Agora, contra o Timbu, busca a vitória que falta sobre um time da capital. A ambição pelo triunfo, porém, se dá não por preferir enfrentar o quarto colocado, mas para chegar embalado nas semifinais do Pernambucano e reafirmar a força do time sertanejo. É o que garante o técnico Sérgio China, que, mesmo vendo o Carcará forte na briga pelo título, admite que a equipe ainda corre por fora em relação aos rivais do Recife.

"Mais uma vez, ficamos entre os quatro. Talvez o América passe, mas em passando o Santa Cruz, vamos ser o quarto a brigar pelo título. Independentemente da posição", frisa o treinador do clube sertanejo. "O papel de protagonismo é dos três grandes, não tem como esconder isso. Mas não é por isso que vamos deixar de acreditar, como fizemos no ano passado. Passamos do Sport e chegamos à final. Esse é o nosso pensamento: já buscamos a primeira meta, que era classifica, e agora é chegar à final."

Apesar de ver o Salgueiro atrás de Náutico, Santa e Sport, China não se intimida frente aos rivais. E sequer pensa em escolher adversário. A disposição por vencer o Náutico existe, mas ele assegura que não se dá por esta razão. "Vamos tentar sempre chegar na melhor classificação possivel, e não para ter preferência de pegar um time ou outro. Quando chegamos nessa fase, não muda o fato de ser primeiro ou segundo, decidir em casa ou fora... O que importa é começar bem, como fizemos no ano passado", analisa.

Planejamento
A semana de folga - motivada pelo adiamento da partida contra a Ferroviária, pela Copa do Brasil - deu a China a possibilidade de trabalhar forte para a partida deste domingo, contra o Náutico, no Cornélio de Barros. Algo que, com a maratona de jogos por Estadual e Copa do Nordeste, ele não tinha há tempos. "Deu para trabalharmos mais. Fazia muito tempo que não tínhamos um período de treinos desse, então entramos mais forte."

O tempo de trabalhos, como ele mesmo destaca, não foi apenas dentro de campo. Estudar o Timbu também fez parte da preparação. "O Náutico tem uma equipe muito competitiva, tem muitos atletas jovens. Analisamos o jogo deles contra o Vitória da Conquista. Sabemos que têm qualidade e as dificuldades que têm, como eles devem saber das nossas. Mas vamos fazer nosso jogo, pensando em montar nosso grupo independente do adversário para mantermos o padrão e o nível de competitividade", encerrou China.