Basquete

LDB

Sport estreia na LDB nesta segunda-feira

Leão disputará a competição pela quarta vez e espera repetir resultado do último ano

postado em 29/08/2016 08:50 / atualizado em 29/08/2016 08:53

Rafael Brasileiro /Diario de Pernambuco

Williams Aguiar/Sport Club do Recife
Nesta segunda-feira, o Sport começa mais uma caminhada na Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB). Pela quarta vez, o Leão disputará a competição e é bom ficar de olho neste time. A base da equipe Sub-22 pode ser o que representará o Rubro-negro na Liga Ouro de 2017, competição que abre vaga para a disputa do Nosso Basquete Brasil (NBB), maior disputa nacional da modalidade. 

Apesar de ser uma competição de base, é bom ficar de olhos bem abertos aos jogadores que estão nesta disputa. Foram destes jogos que nomes como Cristiano Felício, Leonardo Meindl, Bruno Caboclo e Ricardo Fisher despontaram. Alguns se destacam na NBA e outros na própria NBB, principal destino destes atletas. Na última temporada da maior competição nacional, 43,2% dos elencos eram formados por atletas vindos da LDB.

É com essa motivação, de aparecer para o Brasil e para o mundo, que o elenco leonino, que será comandado por Ricardo Oliveira, embarcou ontem para Minas Gerais. Lá, Sport, Flamengo, São José dos Campos-SP, Basquete Curitiba, Extremos-PB e São Bernardo são os times que integram o Grupo A. O Grupo B é formado pelo Franca Basquete-SP, Limeira-SP, Rio do Sul-SC, Minas Tênis Clube e Ginástico-MG e os jogos serão realizados em São Sebastião do Paraíso, em Minas Gerais. 

Um dos fatores que chama a atenção nesta equipe leonina é a quantidade de jogadores pernambucanos. Dos 12 atletas que estão no elenco, apenas quatro não nasceram no estado. O primeiro desafio do Leão será às 18h30 desta segunda-feira, contra o Basquete Curitiba. Todos jogam entre si e os três melhores de cada grupo disputam a Série Ouro. Vale lembrar que em 2016 o Leão terminou em terceiro lugar na LDB.

LDB em queda
Apesar de termos passado por um ciclo olímpico e constatarmos que o basquete brasileiro precisa de mais investimentos, a LDB diminuiu em 2016. Ao invés dos 24 clubes de 2015, apenas 11 equipes nesta edição. Uma das justificativas foi a crise e o aumento da taxa de inscrição.