Basquete

LBF

Corinthians vence o terceiro jogo da série contra o Uninassau e fica perto do título

Em uma partida eletrizante, nesta sexta-feira, a equipe paulista bateu as pernambucanas por 68 a 80. Com mais uma vitória, domingo, será campeã

postado em 28/04/2017 23:24 / atualizado em 28/04/2017 23:50

João Pires/LBF
Com um time bem experiente, o Corinthians não se intimidou com o barulho da torcida pernambucana, no Ginásio do Sesc Santo Amaro, e voltou a vencer o Uninassau, desta vez, por 68 a 80, nesta sexta-feira à noite. Com o resultado, em uma partida cheia de emoção, o time paulista virou a série de cinco jogos para 2 a 1. As duas equipes voltam a jogar no domingo, às 12h, no mesmo local. Com mais um triunfo, as corintianas fecham a série e levam o título da Liga de Basquete Feminino (LBF). Ao Uninassau resta vencer o próximo confronto para forçar o último e decisivo jogo, desta vez, em Americana-SP.

O time pernambucano sabia que o torcedor poderia ser uma força extra na arquibancada. Porém, a diretoria do clube ficou temorosa que a greve geral realizada ontem afastasse o público do jogo. Assim, resolveu abrir os portões. A estratégia deu resultado. A torcida jogou junto com a equipe, mas as atletas não ajudaram em quadra.

A ansiedade ficou nítida desde o início da partida. O nervosismo mais ainda. Assim, os erros foram constantes. Bem mais maduras, as adversárias jogavam no erro pernambucano. E, assim como no segundo jogo da série, arriscavam muito da linha dos três pontos. Assim abriram sete pontos no primeiro quarto e venceram por 13 a 20. A diferença foi crescendo aos poucos. Sem forçar muito, as paulistas encurralavam as meninas da Uninassau, que chegaram a ficar seis minutos sem marcar um  ponto sequer. Foram nove bolas de três arremessadas e nenhuma convertida. Rapidamente, o Corinthians chegou a abrir 22 pontos, mas em alguns descuidos de marcação viram as adversárias diminuírem para 12 pontos a vantagem. O primeiro tempo fechou com vitória paulista por 27 a 39.

EMOÇÃO
O segundo tempo começou com o Uninassau marcando sobre pressão. E não demorou para a estratégia surtir efeito. Capitaneada pela armadora Casanova, que vinha oscilando bastante em quadra na primeira etapa, e a pivô Gil, a equipe pernambucana cresceu e diminuiu a vantagem para apenas dois pontos em pouco mais de cinco minutos. A reação levou a torcida ao delírio. Coube a Ariadna virar o jogo faltando cinco minutos para o fim do terceiro período. A partida incendiou. As equipes se alternaram à frente do placar e o confronto foi para o intervalo do último período empatado em 56 a 56.

Então o que poderia fazer à diferença e definir o jogo? Duas coisas: a raça e as bolas de três. E as meninas da Uninassau foram mais vibrantes em quadra. Além disso, os chutes de começaram a entrar. Só que as corintianas não estavam dispostas a entregar facilmente o jogo. Melhor para o público que comia as unhas em uma partida disputadíssima, ponto a ponto. Porém, a experiência do time paulista falou mais alto e elas abriram cinco pontos faltando três minutos. A Uninassau sentiu o golpe e não mostrou mais reação. As paulistas fecharam a partida com 12 pontos de vantagem por 68 a 80.