RIO DE JANEIRO

Joseph Blatter deve dar nota sobre a Copa do Mundo no Brasil nesta segunda

Em 2010, a Fifa avaliou o Mundial da África do Sul com um "9"

postado em 13/07/2014 14:41 / atualizado em 13/07/2014 14:44

Fifa.com / Getty Images

Cassio Zirpoli
Enviado especial

Rio de Janeiro - A avaliação oficial da Fifa sobre a Copa do Mundo de 2014 será anunciada nesta segunda-feira. A expectativa é de que o presidente Joseph Blatter também dê a nota da competição realizada no Brasil - algo recorrente na organização da entidade que comanda o futebol. Em 2010, vale lembrar, a África do Sul recebeu um "9". O balanço foi confirmado neste domingo, no Maracanã, pela porta-voz da entidade, Delia Fischer, e será realizado na sala de conferências do próprio estádio, no dia seguinte à grande decisão, às 11h

Estarão presentes na última coletiva da Fifa, além do Blatter, o mandatário da CBF, José Maria Marin, o ministro do esporte, Aldo Rebelo, o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, o diretor executivo do Comitê Organizado Local, Ricardo Trade, e o representante do conselho administrativo do COL, Ronaldo.

Há quatro anos, Blatter disse o seguinte sobre o Mundial em solo sul-africano, também no dia seguinte à final. "Depois de consultar os meus colegas da Fifa, diria que a nota desta Copa do Mundo foi 9 em uma escala de 0 a 10. É uma aprovação com louvor. O que vocês fizeram foi muito especial. Perfeição não existe, mas sinceramente 9 é uma boa nota. Os sul-africanos podem ficar orgulhosos. Nós, da Fifa, estamos muito satisfeitos".

No Brasil, a preparação foi bastante criticada pela direção da entidade durante a construção de estádios e da mobilidade urbana presente na matriz de responsabilidades assinada junto ao governo federal. O temor das manifestações também era grande. O Mundial, porém, acabou transcorrendo sem grandes problemas, sendo bastante elogiado dentro de campo e alcançando a segunda maior média de público da história do torneio, com 53 mil espectadores. Portanto, resta aguardar a nota da Fifa. Dificilmente será abaixo de 9.