Mais Esportes

Tênis

Pernambucano se transfere para São Paulo e ocupa 1º lugar no ranking brasileiro

João é o número dois entre os tenistas sul-americanos na categoria infanto juvenil (até 14 anos)

postado em 15/04/2014 08:16

JUAREZ MATIAS/DIVULGAÇÃO
João Lucas Reis acabou de completar 14 anos, mas sabe exatamente o que deseja para sua vida esportiva. No começo do ano, o tenista pernambucano se mudou para São José dos Campos/SP. Uma decisão sua, porém, compartilhada e apoiada pelos pais (Maria Helena e Antônio Raimundo) que hoje dividem a tarefa de visitar regularmente o caçula, que mora em apartamento com mais quatro atletas e um treinador.

Com um ritmo de vida mais intenso - sobretudo de treinamento - o garoto comemora um início de temporada antes nunca atingido. A transferência trouxe novas responsabilidades para João, que cuida da própria roupa e administra os horários de treinos, preparação física, academia e estudos, mas também conquistas expressivas. Atualmente, é o primeiro no ranking brasileiro da categoria infanto juvenil (até 14 anos) e o número dois entre os tenistas sul-americanos.

“Eu escolhi vir morar em São Paulo. Alguns colegas que estiveram comigo em competições fora do Brasil me falaram do trabalho que acontece em São José dos Campos. Eu já tinha viajado com o treinador (Alexandre Afini) também. E eu estou gostando, mesmo sendo bem intenso os treinos”, conta João, que passou uma semana de descanso no Recife e não perdeu a chance de rever os amigos e ex-treinadores no Squash Tennis Center.

Em São Paulo, João está sendo treinado pelo experiente Alexandre Afini. Em pouco tempo na nova casa, o tenista já consegue perceber evolução. “Já vejo algumas mudanças. Meu saque melhorou e ganhou mais potência. Estou errando menos”, avalia o atleta, que efetivamente passou duas semanas treinando em São José dos Campos. “Depois cai na estrada. Passei oito semanas disputando torneios. Fui para a Colômbia, Equador, Peru, Chile, Argentina, Paraguai, São José do Rio Preto e, por fim, Porto Alegre”, enumera João Lucas.

E não foi só o saque de João que ‘ganhou corpo’. Seu desempenho também. As boas posições nas etapas dos torneios da Confederação Sul-Americana de tênis - Cosat - o credenciaram para um novo desafio. Pela primeira vez, o pernambucano vai representar o Brasil. No próximo dia 5, ele embarca para o Equador, onde irá disputar o torneio Sul-Americano de seleções, por equipes. João também assegurou uma das seis vagas sul-americanas para disputar competições na Europa, entre os meses de julho e agosto deste ano.

Números

8
torneios foram disputados pelo tenista entre janeiro e março deste ano
5
etapas de torneios da Cosat, João ficou com o título de vice-campeão

Rotina de João

7h às 12h15 - escola
14h às 16h - treino
16h às 17h - preparação física (com sessões de musculação)