Mais Esportes

Obrigação

Em cima da hora, secretaria de esportes banca passagens para viagem de paratletas

Após muita espera, definição da liberação das passagens saiu nesta terça. Eles viajam na quarta e já começam a competir na quinta-feira

postado em 22/04/2014 19:21 / atualizado em 22/04/2014 19:36

Alexandre Barbosa /Diario de Pernambuco

Bruna Monteiro DP/D.A Press

Foi em cima da hora. Mas, após muita espera e expectativa, saiu. Apenas nesta terça-feira, paratletas pernambucanos tiveram as passagens garantidas para disputar o Open Brasil Caixa Loterias de Atletismo e Natação, que começa na quinta, em São Paulo. Na correria, nesta quarta-feira, eles embarcam para a capital paulista.

De Petrolina, seguem os paratletas da Associação Petrolinense de Atletismo: Josualdo Coelho (e o seu guia Laécio Lima), que competem em três provas: 800m, 1.500m e 5000m; e Francisco Daniel, que disputará os 800m e os 1.500m. Junto com eles, viaja o treinador Marciano Barros, que lamentou a demora na liberação das passagens.

“A gente comemora poder ir para a competição, mas essa demora causa um transtorno grande, porque não nos permite fazer um planejamento”, afirmou Marciano, técnico da equipe da APA. “Infelizmente, por conta dessa indefinição, não conseguimos comprar a passagem de uma outra paratleta, que não está no Time PE. Até levantamos algum recurso, mas em cima da hora o preço da passagem fica muito alto. Até tínhamos feito a inscrição dela”.

É bom lembrar que as passagens são garantidas aos paratletas participantes do programa Time PE, da secretaria executiva de esportes do estado. Mesmo assim, eles estiveram ameaçados de não viajar.

Do Recife, irão competir os paratletas do Projeto Atletismo Campeão, do técnico Abraão Nascimento. Eles viajam graças a recursos dos programas Time PE e Passaporte PE: Leonardo Amâncio (arremesso de peso, dardo e disco), Jennifer Martins (100m, 200m e saldo em distância), Suely Guimarães (arremesso de peso, dardo e disco), Antônio Vilela Dutra Filho (arremesso de peso, dardo e disco) e Edivaldo Firmino de Brito (arremesso de peso, dardo e disco).

Além deles, viajam com o grupo, mas com recursos próprios, os paratletas Fernana Yara da Silva (100m, 200m e 400m) e Maricleide Valentim (100m, 200m e salto em distância).

Já Elisângela Quaresma dos Santos, do heptatlo, embarca com o grupo, mas para a disputa de outra competição, a Copa Brasil de Provas Combinadas, no fim de semana, em São Bernardo do Campo.