Mais Esportes

FUTEBOL AMERICANO

Semana 3 da NFL começa nesta quinta-feira com Atlanta Falcons x Tampa Bay Buccaneers

Rodada do fim de semana ainda terá reedição do último Super Bowl

postado em 18/09/2014 09:18 / atualizado em 18/09/2014 09:30

Rafael Brasileiro /Diario de Pernambuco

Atlanta Falcons / Divulgação
Após duas semanas em que as polêmicas fora do campo foram maiores do que a bola oval, a terceira semana da NFL terá confrontos que podem superar os problemas extra-campo. A reedição do último Super Bowl será disputada em Seattle, mas a rodada do futebol americano profissional deixou de começar nos domingos há três anos e as quintas-feiras sempre reservam boas surpresas nas partidas selecionadas para o horário nobre.

Nesta semana, a partida que abre a rodada será um duelo de divisão entre Atlanta Falcons x Tampa Bay Buccaneers, no Georgia Dome. Com uma vitória e uma derrota, o Falcons, dono da casa, tentará não deixar o Carolina Panthers disparar na liderença da NFC Sul e complicar ainda mais a vida dos rivais que ainda não sabem o que é vencer na atual temporada. Com novo comando técnico e um novo quarterback para 2014, o Bucs entra em campo buscando apagar a má impressão deixada nas duas partidas em que saiu derrotado dentro de casa. Tarefa bem difícil, mas que pode tomar como exemplo o desempenho do Cincinnati Bengals na última semana, quando a equipe da AFC Norte atropelou o Falcons por 24 a 10.

A batalha desta quinta-feira estará concentrada nas secundárias, já que o jogo corrido de ambas as equipes está abalado. Steve Jackson, running back do Falcons,  e Doug Martin, running back do Buccaneers, estão longe da forma física ideal. Assim, os quarterbacks Matt Ryan (Falcons) e Josh McCown (Buccaneers) terão maior responsabilidade no duelo desta quinta-feira.

Estrelas de volta
A união dos jogadores e a NFL finalmente chegaram a um acordo sobre substâncias para melhora de desempenho (PED). Com as novas definições sobre as substâncias, jogadores como o wide receiver do Denver Broncos Wes Welker, o cornerback do Dallas Cowboys Orlando Scandrick e o wide receiver do Saint Louis Rams Stedman Bailey estarão em campo neste domingo. O acordo definiu que as seguintes punições para uso de substâncias ilegais, como o hormônio do crescimento (HGH) variarão de 2 a 6 jogos.

Jogo da semana - Seattle Seahawks x Denver Broncos - 17h25
 Denver Broncos - Gabriel Christus
Apesar de seis dos 16 jogos serem duelos de divisão, as atenções estarão voltada para Seattle. Não tinha como ser diferente quando os últimos times a disputar o Super Bowl voltam a se encontrar. A situação do Seahawks e do Broncos não mudou muito em   comparação ao ano passado, ao menos no quesito favoritísmo. O Broncos venceu seus dois primeiros jogos da temporada contra times (Colts e Chiefs) que têm reais chances de ir aos playoffs. O ataque provou mais uma vez que é uma máquina de pontos, mas o que chamou a atenção foi a postura da defesa que forçou quatro turnovers até o momento.

O favoritísmo do Broncos poderia ser maior, caso não fosse o fato da partida ser realizada no CenturyLink Field. Porém, a última partida do Seahawks mostrou algumas brechas na defesa liderada por Richard Sherman. O melhor cornerback da última temporada sofreu com os passes de Philip Rivers na derrota para o San Diego Chargers e Peyton Manning com certeza observou tudo com bastante atenção. Dificilmente o placar do último Super Bowl será repetido e a partida promete ser mais equilibrada, principalmente pela proteção a Manning ter sido melhorada com o retorno do tackle Ryan Clady.  

Zebras ou gratas surpresas?
Alguém apostaria que Buffallo Bills, Carolina Panthers, Houston Texans e Arizona Cardinals liderariam sua divisões após duas semanas de bola oval? Apesar do Panthers e Texans terem ido aos playoffs da última temporada,  a expectativa era que todos estes times estivessem no meio do ou no fim das tabelas, mas ao que parece seus rivais de conferência ganharam novos concorrentes em 2014.