Mais Esportes

TAEKWONDO

Pernambucanos podem enfrentar Anderson Silva em sua primeira competição no taekwondo

Otho Matheus e José Bento estão na mesma categoria que o ex-campeão do UFC

postado em 27/04/2015 18:20 / atualizado em 27/04/2015 19:20

Alexandre Barbosa /Diario de Pernambuco

Reprodução
O anúncio de que o ex-campeão do UFC, Anderson Silva, vai tentar a participação na Olimpíada de 2016, no Rio de Janeiro, no taekwondo trouxe os holofotes para o esporte. Suspenso das lutas de MMA por ter testado positivo em um exame anti-doping, o lutador, que é faixa preta na arte marcial, aceitou um convite que partiu da Confederação Brasileira de Taekwondo.

E o primeiro desafio de Anderson Silva está marcado. De 1 a 3 de maio, ele disputará o Brasileiro Interclubes, uma competição aberta para atletas de todo o Brasil, na cidade de São José, em Santa Catarina. O nome do lutador foi divulgado na lista de inscritos para a categoria 87 kg, a mesma em que estão dois pernambucanos. Otho Matheus de Oliveira, de 20 anos, e José Bento de Lima Júnior, de 29. É possível que eles enfrentem o ex-campeão do UFC no seu torneio de estreia na modalidade.

Havia a expectativa sobre os caminhos que Anderson trilharia para chegar na Olimpíada. Lutadores experientes como Diogo Silva criticaram antecipadamente a mudança nos critérios classificatórios em virtude da entrada do ex-campeão. O Brasil, como sede do evento, tem direito a quatro vagas, que serão definidas em uma seletiva, no fim do ano, além de mais quatro pelo ranking. Inicialmente, se aguardava que Anderson disputasse somente a seletiva final, em dezembro.

Com a divulgação da lista de participantes do Brasileiro, a coisa muda de figura. Anderson, ao que parece, está disposto a seguir os caminhos corretos para chegar à disputa da vaga. Participam da seletiva fechada, no final do ano, os três membros da seleção brasileira (um titular e dois reservas), os três primeiros do ranking adulto e os três primeiros do ranking sub-21. “Se for do jeito como está acontecendo, com ele disputando as seletivas, eu aprovo (a entrada dele na disputa)”, conta Otho. “Ele está no caminho correto. Então não vejo problema na participação dele”, concorda José Bento.

Os dois lutadores pernambucanos revelaram ter sidos pegos de surpresa pela presença de Anderson Silva na chave. “Como a categoria dele não havia sido definida, então fiquei surpreso quando o meu mestre me falou que a gente estava na mesma chave”, afirma José Bento, que encara normalmente a possibilidade de enfrentar o ex-campeão do UFC. “A expectativa é boa, porque ele tem um nome e também capacidade. Ele deve defender o clube dele né? Então vai ser Náutico x Corinthians”, imagina o lutador, que defende o clube alvirrubro, sob o comando do mestre Eliel Azevedo.

Otho também diz que encararia de maneira natural uma luta contra Anderson Silva. Um pouco antes de conversar com o Superesportes, ele estava vendo os vídeos em que o ex-campeão do UFC treinava taekwondo que circulam pela internet. “Estava vendo o vídeo dele treinando. Mas, se enfrentar ele, vai ser como qualquer um. A gente treina para si e não para o adversário”, conta o lutador, que é treinado pelos mestres Victor e Waldomiro Amorim, na equipe Arca de Noé.