Mais Esportes

REFENO

Quarenta e quatro dos 52 barcos participantes da Refeno já chegaram a Fernando de Noronha

A expectativa é de que apenas uma embarcação não chegue até o fim desta segunda-feira. Dois barcos quebraram durante a travessia e não completaram o trajeto

postado em 26/09/2016 11:49 / atualizado em 26/09/2016 12:47

Redação Superesportes /Diario de Pernambuco

Guilherme Vestphal/Divulgação
A maioria dos barcos da Regata Recife/Fernando de Noronha (Refeno) já chegou ao arquipélago. Dos 52 barcos que largaram do Marco Zero, no Recife, no sábado, apenas seis ainda não aportaram até o início da tarde desta segunda-feira. A expectativa é que somente um deles, o Wisdom, não chegue ao arquipélago nesse dia – a chegada prevista é para a quarta-feira. Duas embarcações quebraram e não completaram o percurso.

A grande maioria dos barcos chegou durante a madrugada de domingo para segunda-feira. Entre eles, o Miragem, no qual estava o editor do Superesportes, Marcel Tito, convidado pelo Cabanga, organizador da regata, para acompanhar a travessia. A embarcação chegou ao arquipélago por volta das 23h50 (do Recife), após 34 horas, 51 minutos e 26 segundos. Ficou em terceiro lugar na categoria ORC, atrás do Camiranga, vencedor do Troféu Fita Azul – o primeiro barco que chega a Fernando de Noronha – e do Marujos (BA).

O Camiranga, inclusive, estabeleceu o novo recorde na classe dos multicascos. Quebro a marca dele próprio, que era de 20h26min37. O novo recorde, agora, é de 19h56min40. O recorde geral continua pertencendo ao catamarã baiano Adrenalina Pura, estabelecido em 2007. Ele percorreu os 545 quilômetros em incríveis 14h34min54.

QUEBRAS
Dois barcos não completaram o trajeto da Refeno. O catamarã Avoador 2 quebrou o mastro na manhã do domingo e foi rebocado para o Recife. O trimarã A Travessia teve problemas no leme e foi levado para Natal, no Rio Grande do Norte. Os seis barcos que restam são: o argentino Caudillo, o Pangeia Travessias Oceânicas (SC), Allegro XIII (SP), o Cora Mae, dos Estados Unidos, o Kanku dai V (RJ) e o Wisdom, da Argentina. Este último é o que deve chegar só na terça-feira.