Mais Esportes

ATLETISMO

Pernambuco mantém hegemonia e fica com o título do troféu Norte/Nordeste de atletismo

Atletas conquistaram 44 medalhas: 13 de ouro, 17 de prata e 14 de bronze

postado em 22/05/2017 19:00 / atualizado em 22/05/2017 20:03

Gabriel Melo/Esp. DP
"Para seguir no atletismo é preciso ter foco e força de vontade", esse é o conselho de Thiago Benedito, conhecido como Curió, para quem deseja seguir no esporte. Aos 25 anos, ele foi campeão no lançamento de martelo e terceiro colocado no arremesso de peso na 41ª edição do Troféu Norte-Nordeste Caixa de Atletismo. O evento foi realizado na sexta-feira e no sábado, no Centro Esportivo Santos Dumont, em Boa Viagem. Pernambuco manteve sua longa hegemonia na classificação geral e conquistou o título. Dias de disputas, foram, ao todo, 44 medalhas, sendo 13 de ouro, 17 de prata e 14 de bronze. O Piauí ficou em segundo lugar, com 23 medalhas (13 ouros e 10 pratas), seguido do Rio Grande do Norte, com 21 (5 ouros, 4 pratas e 12 bronzes).

Na classificação masculina, Pernambuco também foi o campeão, com 24 medalhas (8 ouros, 8 pratas e 8 bronzes). Na sexta-feira, Curió alcançou a sua primeira medalha pela manhã, o bronze no arremesso de peso, com 13m. "A faixa de proteção do meu pulso estava caindo. As primeiras vezes, preferi fazer o lançamento linear, depois acabei fazer o movimento rotatório para aumentar meu impulso. Parece que deu certo", explicou. À tarde, foi ouro no lançamento de martelo.

Troca de experiência
Se, como atleta, Thiago diz que é um eterno aprendiz, mesmo sendo um dos melhores no ranking adulto, no dia a dia ele veste a camisa de professor e parece que é um dos melhores. Isso foi o que Ingrid Iohanna, 17, que estava na torcida, comentou a seu respeito. "Há 4 meses treino com ele. É o melhor professor que poderia ter. É um atleta de alto rendimento. Já foi para o Pan-Americano, então quero chegar onde chegou. Ele me inspira e me mostrou uma forma de enxergar o lançamento. Minhas marcas também estão melhores. Fui terceiro lugar no Brasileiro graças a ele", declarou a atleta que competiu em abril o Brasileiro Sub-20 de Atletismo.

A declaração de Ingrid foi confirmada pelo seu mestre Curió. "Sim, sim. (sorriu). Eu dou aulas para alguns alunos, dando dicas e ajudando no que for preciso. É um trabalho que gosto de fazer. Um conversa com o outro no intuito de sempre melhorar os lançamentos. Não existe uma competição, mas uma parceria, uma amizade. É muito bacana isso", disse o atleta.