Mais Esportes

ESTUDANTIL

Cidade de Quebéc será o destino dos alunos-atletas do Programa Ganhe o Mundo Esportivo

No próximo dia 6 de agosto, os 20 participantes embarcam para o Canadá

postado em 20/07/2017 17:00 / atualizado em 20/07/2017 20:51

Hesíodo Góes/Seturel-PE
A cidade de Quebéc, no Canadá, será o destino dos alunos-atletas que fazem parte do Programa Ganhe o Mundo Esportivo (PGME). No próximo dia 6 de agosto, os 20 participantes embarcam para a América do Norte, onde irão aliar treinamento e estudos na língua local. Na última reunião realizada, quando o local foi revelado, as equipes de coordenação do programa, juntamente com as agências de intercâmbio envolvidas no processo, ministraram explicações acerca dos temas cuidado com a saúde, seguro de viagem, documentação, bagagem, controle financeiro, dentre outros.

Foi a terceira vez que o Canadá foi escolhido como o destino do Ganhe o Mundo Esportivo. Nos últimos dois anos, os participantes do programa estiveram tanto na cidade de Quebéc, quanto em Montreal, para realizar o período de treinamento esportivo e estudo da língua inglesa. “O Canadá é um país extremamente aberto a esse incentivo e encontramos mais uma vez a disposição deles em receber os nossos alunos-atletas. As localidades envolvem centros de excelência de última geração esportiva, além de proporcionarem aos jovens esportistas uma boa oportunidade de imersão cultural e educacional. Não tenho dúvidas de que será mais uma ótima experiência”, comentou o secretário de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, Felipe Carreras.

Os jovens esportistas estão ansiosos com a proximidade do embarque. Isso acontece principalmente porque, para muitos, será a primeira oportunidade de conhecer o Exterior, exemplo de Lucas Matheus Melo, 17 anos, atleta da luta olímpica do Compaz Alto Santa Terezinha e da Escola Rosa de Magalhães Melo, do Recife. “Estou muito ansioso e até nervoso, porque quero que chegue logo. Venho estudando o inglês e treinando bastante para me dar bem lá. Espero ter um ótimo treinamento e voltar do Canadá afiado no idioma”, pontuou o jovem esportista, que representou os demais estudantes ao receber das mãos do governador o primeiro kit viagem dos intercambistas com mala, tablet, sandálias e camisas.

Desde que foram selecionados para o PGME 2017, em março, os 20 alunos-atletas passaram por um processo intensivo de estudos e preparação para o intercâmbio de dois meses. O principal foco foi nas aulas de inglês, que eles tiveram de forma particular. Lembrando que na lista do programa deste ano foram contempladas seis modalidades, sendo dez representantes do atletismo, três do judô, dois da natação, um do ciclismo, além dos estreantes no programa: três atletas da luta olímpica e uma jovem do karatê. Entre os selecionados, 16 atletas foram campeões da edição de 2016 dos Jogos Escolares de Pernambuco. Os representantes deste ano são provenientes do Recife, Jaboatão dos Guararapes, Ouricuri, Petrolina, Trindade, Bezerros, Abreu e Lima, Bodocó, Paulista e Arcoverde.