Mais Esportes

ATLETISMO

Pela primeira vez, 82 atletas representam o Sport no Pernambucano Caixa de Atletismo

Campeonato sub-16 e sub-18 será realizado no Centro Esportivo Santos Dumont

postado em 21/07/2017 10:00 / atualizado em 20/07/2017 19:00

Há cerca de dois meses, o Sport Club do Recife convocou uma seletiva de atletismo aberta ao público. Os interessados compareceram no estacionamento do Arco, na Ilha do Retiro. Após quatro dias, os escolhidos foram chamados para cadastramento no clube. Os treinos começaram neste mês de julho. Apesar do pouco tempo, os atletas já estão se preparando para participar do Campeonato Pernambucano Caixa - Sub 16 e 18, que será realizado a partir desta sexta-feira, no Centro Esportivo Santos Dumont, que apesar de estar em obras, poderá receber o torneio.

Um dos atletas que vai integrar a equipe do Sport no campeonato estadual desse fim de semana, é o José Radmark Bezerra, de 14 anos. Há um ano no atletismo, o jovem ficou sabendo da seletiva pela internet e não perdeu tempo. Saiu de São Lourenço da Mata, em busca da vaga na equipe do seu clube de coração. "Eu fiquei ansioso. A pessoa já é torcedor do Sport, que já é uma coisa maravilhosa. Agora, vou puder representar o clube, levando ele no coração. Treinei muito em São Lourenço, para chegar preparado. E deu certo", enfatizou José.

A notícia chegou de forma inesperada. O atleta estava na escola. Seu pai foi a primeira pessoa que o técnico Daniel Gonçalves fez contato. Ao chegar na sala de aula, deu a notícia para o filho. "Todo mundo escutou. Eu chorei muito. Meu professor e amigos bateram palmas. É um sonho. Acho que daqui em diante vou me tornar um profissional no atletismo. E ainda por cima, começando no Sport. É muita alegria para uma pessoa só", comentou José com largo sorriso no rosto.

De família

O mais novo atleta rubro-negro já tinha pulsando nas suas veias, a paixão por esportes. Seus pais, seu Rafael e dona Josivania Bezerra eram corredores e também, tiveram uma passagem no atletismo. O seu pai, sabendo do interesse do filho, chamou ele para participar de uma corrida em Camaragibe. Foi daí que a busca em construir uma carreira na modaldiade começou.

Apesar da distância de onde mora, São Lourenço da Mata, para o Parque Caiara, na Iputinga, local em que realiza os treinos, José não se preocupa com a distância e vê no esporte uma chance de crescer na vida. "Não ligo por ser longe. Treino cinco vezes por semana. Em todas elas, tenho que pegar dois ônibus. Um que sai da minha casa para integração e outro para cá. É um sacrifício, mas que vale a pena. Todo esse esforço vai refletir no meu futuro", explicou.

Seletiva de atletismo do Sport

Ao todo, 50 pessoas entre 12 e 16 anos foram inscritas. Dessas, 15 foram contempladas para integrar a equipe esportiva que vão representar o clube rubro-negro nas competições regionais, nacionais e futuramente, internacionais. Um número que parece ser pequeno, mas que para o técnico Daniel Gonçalves, é um grande feito.

"Foi muito além da nossa expectativa, principalmente por ser a primeira vez que uma seletiva da modalidade é realizada por um clube. Realmente é surpreendente. A gente vê peneirões de outros esportes, como futebol, basquete e vôlei. Por isso foi um passo importante para o atletismo no estado. Nossa expectativa é que com esses primeiros treinos, os atletas cresçam o interesse pelo esporte e desenvolvam técnicamente. Esse processo é gradual", explicou o treinador Daniel Gonçalves.

Aproveitando o ensejo, Daniel visitou vários colégios e pediu indicações de amigos da área para agregar ainda mais interessados na equipe do Sport. Inclusive, conseguiu uma parceria com o programa Segundo Tempo, criado pela Prefeitura do Recife, que trabalha com modalidades esportivas no contra turno escolar dos jovens. O esforço valeu a pena. Reuniu 67. Ao todo, 82 pessoas  vão participar do Pernambucano Caixa. "Eles estão muito empolgados em participar do torneio estadual. Eu converso com cada um, tentando trabalhar o pscicológico e mostrar que só ano que vem que devem se preocupar em ganhar", comentou Daniel.