Mais Esportes

JOGOS ESCOLARES

Pernambuco fecha participação nos Jogos Escolares da Juventude com mais três medalhas

Voleibol e handebol feminino conquistaram prata e bronze, respectivamente

postado em 21/09/2017 18:00 / atualizado em 21/09/2017 20:46

Hesíodo Góes/Seturel-PE
Na disputa de duas finais e uma disputa de terceiro lugar, Pernambuco conquistou três medalhas no último dia dos Jogos Escolares da Juventude Mirim, que estão sendo disputados em Curitiba, no Paraná. Mais cedo, o voleibol feminino do Colégio Boa Viagem conquistou a prata. Já o handebol, representando o Colégio Anglo Líder, ficou com o bronze. No fim da tarde, o futsal masculino do Colégio 2001 também levou prata.

As meninas do Colégio Boa Viagem ganharam o primeiro set, mas sofreram com a pressão das rivais do Colégio Isaac Newton, de Mato Grosso. Só na quarta parcial que reverteram a situação, vencendo por 25 x 23. As duas equipes oscilaram no p´lacar, mas no final, o CBV  não conseguiu tirar a diferença de cinco pontos: final de 3 sets a 2 com direito a 13 x 15 no set decisivo (demais parciais de 26 x 24 / 23 x 25 / 15 x 25 / 25 x 23).  

O treinador de voleibol da CBV, Luiz Paulo Guimarães, avaliou o desempenho das atletas e a conquista do segundo lugar na competição. "Tivemos muitos altos e baixos durante a partida e ali no final foi no detalhe. Agora é valorizar a prata e trabalhar para os anos seguintes", declarou.

Handebol feminino é bronze

O terceiro lugar deu trabalho para as meninas do Colégio Anglo Líder. As pernambucanas vieram de um derrota na semifinal, o que refletiu neste último jogo, contra a Escola Treze de Maio, do Mato Grosso. Começaram a partida perdendo por 3 x 0. Contudo, conseguiram reverter a situação e viraram o placar que terminou 22 x 14.
 
Para o treinador do Anglo, Cristiano Rocha, o resultado foi satisfatório. "Começamos o jogo perdendo e isso foi reflexo do que aconteceu na semifinal. Depois é que as meninas se estabilizaram e pudemos imprimir nosso ritmo. Estou satisfeito com o resultado, é o quinto ano seguido que conquistamos uma medalha nessa competição", ressaltou.

Futsal com a prata

No futsal masculino da primeira divisão, o embate foi entre dois times que já haviam se enfrentado na competição: de um lado, os garotos do Colégio 2001; do outro, os catarinenses do Centro Educacional Recriarte, que já haviam derrotado os pernambucanos na fase de grupos (1 x 3). Mais uma vez, o forte time de Santa Catarina se impôs e não deixou o de Pernambuco jogar ao aplicar uma marcação forte e saídas rápidas nos contra-ataques. Os jovens do 2001 tentaram de todas as maneiras furar a defesa adversária, mas não conseguiram e foram derrotados por 3 x 0, resultado que lhes garantiu a medalha de prata. "O campeonato foi muito produtivo, tivemos uma crescente. Sobre a final, o emocional pesou depois do primeiro gol. Os meninos ainda rodaram a bola e tentaram, mas não conseguimos ser eficientes. De qualquer forma, o resultado do trabalho foi positivo. Estamos no pódio entre os melhores do Brasil, temos que valorizar a medalha que estamos levando para Pernambuco", enfatizou o treinador do 2001, Chico Rocha. 

Bons números 

Os números de 2017 ultrapassaram bastante os de 2016. No ano passado, em João Pessoa, na Paraíba, Pernambuco faturou 14 medalhas no total, sendo quatro ouros, cinco pratas e cinco bronzes. Se comparado à edição de Fortaleza, no Ceará, em 2015, a quantidade de medalhas dobrou: naquela oportunidade foram nove no geral (três ouros, duas pratas e quatro bronzes).