Mais Esportes

DUATHLON

O Recife visto pelos atletas de rua: corredores registram treinos e competições

Mania de registrar e compartilhar momentos nas redes sociais atinge também o esporte

postado em 29/09/2017 20:43 / atualizado em 29/09/2017 20:57

Lauro César/Arquivo pessoal
Quem pedala e corre pela cidade tem o privilégio de conhecê-la por diferentes ângulos e perspectivas. Por poderem realizar os treinos em quase qualquer lugar - basta que tenha uma pista plana -, os atletas se propõem, por vezes, a se exercitarem em locais incomuns. Nas competições, conhecem outras cidades. E muitos deles aproveitam a oportunidade para registrar os acontecimentos. A mania de compartilhar os momentos da vida adentra também o mundo do esporte. E os exemplos dela são muitos.

O estudante Lauro César é um dos atletas que teve no esporte a chance de ir para lugares inesperados. A sua trajetória como triatleta teve início há três anos, quando, através de um amigo com quem já praticava corrida, ele decidiu incrementar a rotina de atividades físicas. No triathlon - além das suas variantes, como o duathlon e o biathlon -, Lauro teve a oportunidade de competir e, consequentemente, conhecer novos lugares. As experiências no esporte têm sido documentadas por meio de suas fotografias, seja nas piscinas ou nas pistas.

“Sou um atleta amador e pratico o esporte porque gosto, sem buscar alto rendimento ou premiações. Participar é um hobby, e o gosto pelas fotos está incluído nisso”, conta Lauro, que termina no final do ano a graduação em Educação Física. “Até como futuro profissional da área, também vejo uma importância grande em registrar minha caminhada no esporte”, complementa.

Com o auxílio de uma câmera portátil, o atleta faz registros da sua rotina de treinos e compartilha nas redes sociais. “Para onde eu vou, levo a máquina, que é pequena e prática, e registro meus treinos, tanto na natação quanto na corrida e no ciclismo. Compartilho tudo nas redes sociais, até porque eu era obeso, emagreci e muita gente acompanhou essa mudança”.

Ao longo da caminhada no esporte, Lauro participou de diversas competições. Algumas delas, em especial, não saem da sua cabeça. “A meia maratona de Natal, num lugar bonito e com a chegada na Arena das Dunas, foi muito legal. Outra que também ficou na memória foi uma corrida de trail running, em São Lourenço, em uma paisagem espetacular”, recorda.

Corredor e DJ
Participar de corridas de rua faz parte da rotina do administrador Raphael Netto. Quando não está competindo, ele é o DJ de vários eventos do gênero. Nos treinos ou nas competições, ele faz questão de fotografar e manter registros do desenvolvimento.
Raphael Netto/Arquivo pessoal

“Treino três vezes por semana e, sempre que possível, participo de competições. Em algumas, não posso correr porque sou o DJ da corrida”, explica Raphael, que, nessas situações, sempre toca música eletrônica. “Toco sempre músicas compatíveis com o perfil do evento, em gêneros como o trance e o house”.

Além de registrar o progresso nos treinos, Raphael compartilha também as imagens nas redes sociais. “Gosto de registrar treinos em locais bonitos e mostrar às pessoas que correr é uma atividade interessante. Passo por paisagens bonitas, contemplo o pôr do sol quando treino cedo, e sempre gosto de registrar para aproveitar o momento”.

De hobby a profissão
A história de Anizio Lopes mostra que o esporte pode mudar a vida das pessoas de diferentes maneiras. Em 2007, com 46 anos de idade, o economista começou a praticar corrida. Aos poucos, foi se engajando no esporte, começou a participar de grupos e fazer amizades. Não bastasse tudo isso, ele, que era fotógrafo por hobby, passou a acompanhar as corridas e criou um blog para divulgá-las.
Bruno Lopes/Divulgação

“A essa altura, eu já recebia muitas notícias sobre corridas no dia a dia. Como sou comunicativo, surgiu a ideia de criar um site”, conta. Nasceu o Corredor Endorfinado, página que fala sobre novidades do esporte e divulga eventos. A iniciativa, porém, não bastou. Anizio realiza também cobertura fotográfica de eventos. Lazer que virou trabalho e o fez percorrer todo o país.

“Comecei a observar o trabalho dos fotógrafos nas corridas e decidi me profissionalizar. Me associei a uma empresa e faço a cobertura de diversos eventos no Nordeste e, por vezes, em outras cidades do país”, explica Anizio, a quem o esporte, além da melhora na qualidade de vida, também trouxe realização profissional.

Hoje, ele não se vê longe da rotina de competições, seja cobrindo ou participando. “Isso é o máximo para mim. Se soubesse que minha história seria assim, tinha iniciado logo nessa área a minha carreira profissional, pois é algo muito prazeroso”, celebra Anizio. Entre os trabalhos mais recentes que tem divulgado, está o Power34 Recife, corrida de duathlon que acontecerá em outubro na Via Mangue. “O Brasil todo vê o que é colocado no Corredor Endorfinado. O Power34 é uma marca forte e a exposição na página é uma divulgação imensa”.