Futebol Internacional

BARCELONA

Com chegada de zagueiro, Barça bate recorde e vira clube que mais investiu na janela 2014/15

Com 716,2 milhões de euros, clube é quarto que mais gastou em dez anos

postado em 24/07/2014 10:17 / atualizado em 24/07/2014 10:38

Emanuel Leite Jr. /Especial para o Diario

PHOTO FCB
Quando se pensa em clubes que gastam muito, Real Madrid, Manchester City e Chelsea são logo mencionados. Não por acaso. Estes são os três clubes que mais desembolsaram nos últimos dez anos. Há um quarto clube, porém, que não fica muito atrás. Conhecido por sua excelente categoria de base, criou-se um mito de que o Barcelona não costuma gastar tanto. O clube catalão é o quarto da lista, com 716,2 milhões de euros. Nessa quarta-feira, foi anunciado mais um reforço para 2014/15. O zagueiro Jéremy Mathieu: 20 milhões. Assim, o Barça lidera a lista dos gastadores na atual janela. E reforça um dado: nunca havia gasto tanto.

O francês Mathieu é a quinta contratação azul e grená para a temporada. Antes de assegurar a transferência do zagueiro, ex-Valencia, o Barça já havia confirmado os goleiros Ter Stegen e Claudio Bravo, ambos por 12 milhões, além do meia Raktic (contratado ao Sevilla por 18 milhões) e de sua grande estrela do mercado, o atacante Luis Suárez. Para sair do Liverpool, o uruguaio custou 81 milhões de euros.

Depois de uma temporada 2013/14 fracassada, passando em branco em tudo, vendo o rival Real Madrid vencer a Liga dos Campeões, além do Atlético de Madrid se sagrar campeão espanhol em pleno Camp Nou, o Barcelona evidencia que pretende recuperar o espaço perdido. Sua movimentação tem apresentado investidas precisas para reforçar o elenco e também dar início a um processo de renovação, que fatalmente há de ocorrer.

A tática é parecida com que o próprio clube fez para a temporada 2008/09. Na ocasião, o Real Madrid era o bicampeão espanhol. O Barça investiu 96 milhões de euros em jogadores como Daniel Alves e Piqué. Terminou a temporada campeão nacional e da Liga dos Campeões. Na janela seguinte, porém, não se fez de rogado e gastou 113 milhões. Números turbinados pelo sueco Ibrahimovic, que custou 69,5 milhões. O bi espanhol até veio, Ibra, entretanto, não se adaptou ao clube e saiu logo a seguir. Riscos do mercado.

Diario de Pernambuco