Futebol Internacional

PREMIER LEAGUE

Da luta contra a degola na temporada passada para o topo, Leicester quer 'derrubar' o United

Equipes se enfrentam neste sábado e jogo define a liderança da Premier League

postado em 27/11/2015 19:07 / atualizado em 27/11/2015 19:50

Emanuel Leite Jr. /Especial para o Diario

Lindsey Parnaby/AFP Photo
Um encontro inusitado. Neste sábado (27), às 14h30 (horário do Recife), Leicester x Manchester United se enfrentam no estádio King Power, em Leicester. A partida é válida pela 14ª rodada da Premier League e também coloca em jogo a liderança do mais rico dos campeonatos de futebol do mundo. E, por incrível que possa parecer, são justamente os donos da casa - com o melhor ataque e com menos derrotas (apenas uma) - que entram em campo defendendo o primeiro lugar na tabela. Um feito impressionante e surpreendente para um time que lutou, na temporada anterior, até a partida derradeira por sua permanência na elite inglesa.

No dia 4 de abril deste ano, ao fim da 30ª rodada da Premier League 2014/15, o recém-promovido Leicester ocupava a lanterna da competição. Com míseros 19 pontos em 30 rodadas, estava a sete pontos da saída da zona de degola. Seu rebaixamento era dado, então, como mera questão de tempo. Depois de uma sequência de sete vitórias, um empate e somente uma derrota, o clube das Terras Médias celebrou a continuidade na Premier League como se fosse um título. 

Ninguém imaginaria, portanto, que ao fim de 13 rodadas em 2015/16, seria o pequeno Leicester o dono do primeiro lugar da poderosa liga inglesa. Posição que, naturalmente, deixa sua torcida orgulhosa e animada para um feito histórico. Que não se pode confundir, entretanto, com o inédito título nacional. É o que alerta o treinador Claudio Ranieri. “Nossos torcedores podem sonhar. Futebol é sobre sonhos, sobre sensações especiais e buscas por inspirações. Porém, temos que seguir nosso trabalho. E o nosso projeto é conquistar 40 pontos. Nosso objetivo é seguir na Premier League”, declarou o experiente italiano.

Sonhos e ambições à parte, a liderança do Leicester foi construída sob a solidez defensiva de um time que não tem receio de jogar sem a bola - é o terceiro time com menor posse em todo o campeonato -, mas que sabe muito bem o que fazer quando a tem nos seus pés. E não se deixe levar pela ideia preconceituosa de pensar que se trata de uma equipe que joga na base do chutão. Nada disso. Os comandados de Ranieri tratam bem a bola. Só que dão a ela um ritmo frenético, fazendo com que a bola circule rapidamente em contra-ataques mortais que têm desmontado os sistemas defensivos adversários.

Para isso, dois nomes têm sido fundamentais para os Foxes. Jamie Vardy e Riyad Mahrez são os protagonistas do ataque mais goleador da Premier League, responsáveis por transformar defesa em ataque no piscar de olhos. Juntos, somam 20 dos 28 gols do Leicester. O inglês Vardy, de 28 anos e com quatro convocações para o English Team, é o artilheiro do campeonato: 13 gols, quatro a mais que Lukaku (Everton) e com a marca de ter balançado as redes nas últimas 10 rodadas consecutivas.

United ataca o topo
Depois de uma primeira temporada de adaptação à própria Premier League, o técnico Louis van Gaal parece, finalmente, ter encontrado uma fórmula para o Manchester United. Em 2015/16, os Red Devils têm se mostrado muito mais competitivos. Pelo menos no campeonato nacional, já que na Champion League o time não deslanchou em um grupo bastante acessível. E como a reconquista do título inglês é uma obrigação para o treinador holandês, vencer o Leicester neste sábado faz parte das contas da equipe. “Vamos procurar manter a boa forma que temos mostrado nas últimas rodadas e, se tudo der certo, vamos buscar os três pontos”, declarou Ashley Young.

+jogos
12h Aston Villa x Watford
12h Bournemouth x Everton
12h Crystal Palace x Newcastle
12h Man City x Southampton
12h Sunderland x Stoke
14h30 Leicester x Man United

ESPANHA
12h Barcelona x Real Sociedad
14h15 Atlético x Espanyol
16h30 Málaga x Granada
18h Las Palmas x La Coruña
18h05 Celta x Gijón

ALEMANHA
11h30 Bayern x Hertha
11h30 Werder Bremen x Hamburgo
11h30 Hoffenheim x M’Gladbach
11h30 Hannover x Ingolstadt
11h30 Mainz x Eintracht Frankfurt

PORTUGAL
14h Setúbal x União da Madeira
15h30 Boavista x Guimarães
17h45 Tondela x Porto

ITÁLIA
14h Torino x Bologna
16h45 Milan x Sampdoria

FRANÇA
13h PSG x Troyes
16h Nantes x Bastia
16h Angers x Lille
16h Toulouse x Nice
16h Stade de Reims x Stade Rennais
16h Ajaccio x Lorient