Futebol Nacional

ESTADUAL

Sem Todos com a Nota, times da Série A2 se viram para arrumar recursos para disputar competição

Com poucos recursos, muitos times seguem atrelados ao poder público

postado em 27/08/2015 09:20 / atualizado em 27/08/2015 09:42

João de Andrade Neto /Superesportes

Ricardo Fernandes/DP/D.A Press
A Série A2 deste ano será a primeira competição estadual desde o cancelamento dos ingressos subsidiados pelo programa Todos com a Nota. Com isso, alguns clubes tiveram que buscar alternativas para suprir a ausência da verba governamental. Muitos seguiram atrelados ao poder público. Seja com ajuda financeira ou estrutural, com custos com a manutenção dos estádios ou pagamento do departamento médico, pagos pelas prefeituras municipais. Já outros buscaram alternativas para andar com as próprias pernas.

Com uma folha salarial em torno de R$ 20 mil (valor que é a realidade da maioria dos clubes da competição), o Belo Jardim não conta contou com o apoio da prefeitura para formar o seu elenco. Ainda assim, não lamentou o fim do Todos com a Nota.

“Para nós foi até melhor. Confiamos na torcida e esperamos um público de até 2.000 pessoas por jogo, o que nós daria uma renda de R$ 20 mil. Dinheiro que vamos receber na hora. No ano passado, o campeonato terminou em setembro e só recebemos o dinheiro do TCN em fevereiro deste ano”, relatou o diretor de futebol Jonas Torres. O Belo Jardim também conta com um patrocinador master.

Outros clubes, no entanto, seguem dependentes do poder público. “Se não fosse o apoio da prefeitura, nós ficaríamos impossibilitados de disputar a competição, que para nós é caríssima. Essa é a realidade de muitos times”, reconheceu o gerente de futebol do Afogados da Ingazeira, Alex Faustino.