Náutico

BATALHA DOS AFLITOS

Onde a Batalha dos Aflitos começou: Bruno Carvalho revela bastidores do jogo e traumas

Ex-lateral direito recorda pênalti desperdiçado que mudaria trajetória do Náutico na partida que completa dez anos nesta quinta-feira. Relembre os detalhes do duelo

postado em 26/11/2015 11:11 / atualizado em 26/11/2015 09:36

João de Andrade Neto /Superesportes

Arquivo/DP/D.A Press
Quando se fala da Batalha dos Aflitos, uma das primeiras imagens lembradas é o pênalti chutado por Ademar. A defesa de Galatto e o gol de Anderson na sequência, já aos 56 minutos do segundo tempo, acabaram por deixar em um plano secundário uma outra penalidade, que também poderia ter mudado a história da partida, do Náutico e do Grêmio. Mudou apenas a de Bruno Carvalho. Batedor oficial alvirrubro naquela Série B, o lateral direito jogou na trave a primeira chance timbu de vencer a partida, aos 33 minutos da etapa inicial. O tempo passou, a Batalha dos Aflitos virou história, a aposentadoria veio, mas a imagem da bola explodindo na trave direita permanece viva. Se o pênalti cobrado por Ademar foi o primeiro da sua carreira, o desperdiçado por Bruno foi o último. Trauma que se manteve após pendurar as chuteiras. "Até hoje não gosto de ver cobranças de pênaltis. Não assisto", revelou o hoje ex-jogador, aos 41 anos e ainda com a ferida aberta na alma.

O outra contradição liga os dois pênaltis perdidos. Se uma das críticas feitas no pênalti defendido por Galatto foi a falta de batedores por parte do Náutico, até Ademar se oferecer para o primeiro pênalti da sua vida, no lance desperdiçado por Bruno Carvalho houve o excesso de cobradores. Bruno Carvalho teve que peitar o capitão e o técnico do time para entrar para a história. Como não gostaria de entrar. 

Arquivo/DP/D.A Press
"Eu era o batedor. Quando teve o pênalti estava no meio de campo e fui andando calmamente para pegar a bola. Foi quando o Danilo e depois o Batata (capitão timbu) vieram falar comigo, dizer que era uma ordem do Cavalo (Roberto Cavalo, técnico) dar a bola para o David (meia) bater", recorda Bruno Carvalho. "Eu disse que não adiantaria ninguém pedir para mudar o batedor porque o cobrador oficial era eu. A responsabilidade era minha. Não iria passar para ninguém. Aquele era o momento de tranquilidade e ocorreu justamente o contrário", criticou. 
 
Nova chance. Nova decepção 
Carregando o peso de ser o possível vilão alvirrubro, Bruno Carvalho acabaria substituído aos 14 minutos do segundo tempo. Foi no vestiário, ao lado do massagista Araponga, que soube da segunda penalidade. E da chance de redenção. "Estava muito nervoso, escutando o jogo pelo rádio. Quando escutamos o pênalti explodi de alegria. Voltamos para o gramado", disse. Chegando lá, o lateral viu o caos. Jogadores do Grêmio cercando o árbitro Djalma Beltrami, policiais e jornalistas dentro de campo. "Não entendi nada", recorda Carvalho, que não viu, em nenhum momento, o técnico Roberto Cavalo, ao contrário do primeiro tempo, apontar quem seria o responsável pela cobrança da penalidade. David, o escolhido por ele na etapa inicial, ainda estava em campo.

"Quando vi Ademar não acreditei. Ele não treinava e não cobrava pênaltis. Não lembro de nenhuma reunião para definir quem deveria ser o cobrador. A verdade é que o Ademar bateu muito mal. Aquilo foi uma loucura", destaca Bruno Carvalho, que também lamenta o fato de não estar mais em campo. "Eu bateria sim. Era a chance de tirar aquela imagem ruim da minha cabeça. Já estava no fundo do poço. Não queria outra pessoa com o risco de ter essa responsabilidade".

Após deixar o Náutico, Bruno Carvalho defenderia clubes menores como Gama e Rio Claro-SP, até encerrar a carreira no América-RJ, em 2008. De batedor oficial de pênaltis (além do Náutico tinha essa função também no Vasco e Bahia), o lateral nunca mais cobraria outra penalidade. "Aquele jogo foi a maior tristeza da minha carreira. Tinha tido um ano fanstástico no Náutico, queria ter dado aquela alegria para a torcida. Fui um dos últimos a sair dos Aflitos, com a ajuda da polícia. Desde aquele dia sabia que falaria desse jogo pelos próximos 10, 20 anos", encerrou.

O jogo e o silêncio
A Batalha dos Aflitos completa dez anos nesta quarta-feira. O jogo ficou marcado pela reviravolta do Grêmio em cima do Timbu nos Aflitos. Após desperdiçar dois pênaltis, o Náutico perdeu a partida por 1 a 0, com um gol de Anderson, mesmo com o Tricolor Gaúcho com quatro atletas expulsos. O jogo, que garantiu o acesso à Série A ao então time de Mano Menezes, ainda deixa marcas no clube da Rosa e Silva. O ídolo Kuki, por exemplo, prefere não comentar mais sobre o que aconteceu no confronto. Hoje, ele segue como auxiliar técnico do Timbu.
{'id_site': 18, 'imagem_destaque': 'ns18/app/foto_12711703576/2015/11/26/1400/20151125175907889687a.JPG', 'id_content': 3220807L, 'url': 'https://www.pe.superesportes.com.br/app/fotos/futebol/nautico/2015/11/26/galeria_nautico,1400/dez-anos-da-batalha-dos-aflitos-fotos-ineditas-da-tarde-de-26-11-2005.shtml', 'titulo_destaque': 'Dez anos da Batalha dos Aflitos: fotos in\xe9ditas da tarde de 26/11/2005', 'id_pk': 1400L, 'id_conteudo': 3220807L, 'id_aplicativo': 7, 'meta_type': 'foto', 'titulo': 'Dez anos da Batalha dos Aflitos: fotos in\xe9ditas da tarde de 26/11/2005', 'id_treeapp': 46, 'descricao_destaque': 'Superesportes relembra detalhes do duelo que marcou as hist\xf3rias de N\xe1utico e Gr\xeamio', 'schema': 'foto_12711703576'}